Diretamente do seu ponto de destino, orbitando um halo a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, o Telescópio Euclid, da ESA, enviou suas primeiras imagens oficiais, que foram divulgadas hoje (7) pela equipe da missão.
Lançando em julho de 2023, com a missão de desvendar os mistérios da matéria e energia escura do Universo, o telescópio nos deu um pequeno deslumbre de suas investigações no final do mesmo mês, quando a Agencia Europeia Espacial revelou algumas imagens de teste.
Com a divulgação da primeiras imagens cientificas do 'nosso detetive do Universo', podemos ter um pequeno vislumbre de uma parte distante e até então inexplorada do cosmo.
Veja as primeiras fotos oficias do Telescópio Euclid
As cinco fotos incluem um aglomerado de milhares de galáxias distantes, dando um preview do que promete ser o mapa 3D mais extenso do Universo já revelado até agora. Confira abaixo!
Aglomerado de Perseu
Perseu está localizado a 240 milhões de anos-luz da Terra.Fonte: ESA/Euclid
Uma das estruturas mais massivas do Universo, o Aglomerado de Perseu foi a primeira imagem capturada pelo Euclid, com suas mil galáxias, além de outras 100 mil agora aparecendo no fundo. É a primeira vez que uma imagem tão grande permite a captura de tantos aglomerados de estrelas com esse nível de detalhamento.
Galáxia espiral IC 342
A galáxia IC 342 fica a cerca de 11 milhões de anos-luz de distância da Terra.Fonte: ESA/Euclid
A IC 342 fica localizada atrás do plano da nossa Via Láctea, fazendo com ela fique oculta atrás da poeira, gás e brilho de estrelas. Por isso, o Euclid usou aqui o seu instrumento infravermelho para espiar através do material, e colher informações preciosas sobre as estrelas que compõem essa galáxia sósia da nossa.
Galáxia NGC 6822
NGC 6822 e está localizada "perto" da Terra, a 1,6 milhão de anos-luz.Fonte: ESSA/Euclid
A NGC 6822 é uma galáxia anã irregular, pequena em tamanho, mas com uma aparência desorganizada. Apesar disso, o Euclid foi capaz de capturar essa imagem da galáxia inteira e dos seus arredores, em alta resolução, em pouco menos de uma hora, um feito impossível para telescópios terrestres e até mesmo para o James Webb.
Veja mais:
- Simulação revela como será a colisão entre a Via Láctea e Andrômeda
- Energia escura é responsável pela maior parte do universo, diz estudo
- Onde está a borda do Universo?
Nebulosa Cabeça de Cavalo
A Nebulosa Cabeça de Cavalo está a 1.375 anos-luz de distância da Terra.Fonte: ESA/Euclid
Parte da constelação de Órion, a Nebulosa Cabeça de Cavalo é a região de formação de estrelas gigantes mais próxima da Terra. Há grande expectativa em relação a essa imagem, pois os cientistas esperam alguns achados emocionantes, desde planetas com a massa de Júpiter em sua "infância" até muitas estrelas em seus berçários.
Aglomerado globular NGC 6397
O NGC 6397 é um cluster com centenas de milhares de estrelas mantidas juntas pela gravidade. Fonte: ESA/Euclid
Esta imagem brilhante não é de uma galáxia, mas de um aglomerado globular, que é um grupamento esférico menor de estrelas antigas com uma estrutura mais ou menos uniforme de estrelas pobres em metais. O ineditismo da imagem deve-se ao fato de que nenhum telescópio foi capaz de capturar um aglomerado inteiro e, ainda assim, com tanta riqueza de detalhes como os obtidos pelo Euclid.
Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado com as últimas novidades da astronomia como aqui no TecMundo e aproveite para saber como as lentes dos telescópios contribuíram para a evolução da astronomia.
Categorias