Durante a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está ocorrendo nesta semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a ministra da Ciência Luciana Santos fez lançamento oficial da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, com o tema 'Conectividade e Inclusão Digital'.
Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Roberto Marinho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o prêmio tem como tem como proposta reconhecer os jovens talentos da área científica no Brasil.
Durante a cerimonia de lançamento, a ministra Luciana Santos destacou que, "Ao lançar a 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, renovamos o reconhecimento do trabalho de excelência produzido pelos pesquisadores brasileiros na busca de soluções para os desafios nacionais e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. "
Serão oferecidos investimentos em pesquisas científicas para estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções para alguns dos ‘problemas’ que ainda não foram solucionados pela ciência.
30ª edição do Prêmio Jovem Cientista
O tema da 29ª edição foi “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”. Na ocasião, foram distribuídas premiações para cinco categorias, são elas: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Mérito Institucional; e Mérito Científico.
O 30º Prêmio Jovem Cientista acontece quase quatro anos após a última edição.Fonte: Prêmio Jovem Cientista
A última edição do prêmio foi divulgada em 2018, mas acabou sendo 'pausada' após o início do governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Na ocasião, os escolhidos receberam premiações que variavam entre R$ 12 mil e R$ 40 mil para a realização das pesquisas. O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq que já é realizada desde 1981.
“Eu nunca havia imaginado que poderia desenvolver uma pesquisa. Esse foi meu primeiro contato com a ciência. Eu via muitas cascas de maracujá espalhada pela minha cidade, em terrenos baldios, e comecei a pensar em como resolver essa questão. Foi daí que surgiu a minha pesquisa e descobri uma paixão. Ganhar esse prêmio mostra que nós, mesmo jovens, podemos fazer ciência”, disse a ganhadora na categoria Ensino Médio em 2018, Juliana Davoglio Estradioto, que desenvolveu uma pesquisa sobre um filme plástico biodegradável a partir do resíduo agroindustrial do maracujá.
As categorias serão premiadas na 30ª edição do prêmio são: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico. As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista serão abertas em 2024, e os campos de pesquisa serão divulgadas em breve.
Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais novidades sobre a ciência aqui no TecMundo. Se desejar, conheça 5 cientistas brasileiras para seguir nas redes sociais.