Uma fantástica animação liberada recentemente pela Agência Espacial Europeia (ESA) no YouTube reproduz um sobrevoo simulado da sonda Mars Express sobre uma das áreas mais impressionantes do planeta Marte: a formação geológica Noctis Labyrinthus, ou o Labirinto da Noite em português.
Trata-se de uma área com fraturas no planeta vermelho, formando um terreno acidentado que se caracteriza por um sistema complexo de cânions, falhas geológicas e desfiladeiros. “Esculpida” por intensa atividade geológica, Noctis Labyrinthus faz parte da grande planície vulcânica de Tharsis, localizada no hemisfério ocidental marciano e famosa por abrigar alguns dos maiores vulcões do sistema solar.
O interesse especial dos cientistas e geólogos pela região deve-se sobretudo pelo potencial de fornecer algumas informações cruciais sobre os processos tectônicos que moldaram a superfície de Marte. Apesar de árida nos dias atuais, a paisagem de Noctis Labyrinthus sugere um histórico de fluxos de lava e até lagos de água em um passado geológico recente.
Sobrevoando a história geológica de Marte
A geologia marciana é feita de vulcões, cânions, leitos de rios secos, crateras de impacto e planícies.Fonte: Getty Images
Localizada entre as formações geológicas Valles Marineris e Tharsis, a intrincada rede de vales e desfiladeiros de Noctis Labyrinthus não surgiu da noite para o dia, mas é o resultado de um processo geológico de longuíssimo prazo, que culminou com uma importante atividade de diversos vulcões que incluem o imponente Monte Olimpo com seus quase 22 quilômetros de altura.
A intensidade dessa série ininterrupta de erupções vulcânicas resultou na formação de uma saliência elevada na superfície marciana, normalmente referida como “elevação de Tharsis” que provocou turbulências tectônicas nas áreas vizinhas, em parte responsáveis pelas inúmeras deformações e tensões abundantes na crosta marciana.
Outra curiosa formação mostrada no vídeo são os grabens, partes da crosta que diminuíram em função do estresse tectônico.
O que mostra o vídeo de sobrevoo do planeta Marte?
O vídeo de simulação de um sobrevoo é uma colagem de imagens obtidas pela câmera estéreo de alta resolução (HRSC) da Mars Express, entre os anos de 2006 a 2015. A sonda já mapeou mais de 90% da paisagem planetária. Além das imagens, a espaçonave mapeia a composição mineral do planeta, analisa sua fina atmosfera e faz investigações abaixo da crosta marciana.
Para dar a ilusão de paisagem tridimensional, foi seguido um modelo digital do terreno, no qual 50 frames individuais compõem um segundo de vídeo. As imagens foram obtidas seguindo um “caminho de câmera predeterminado”, segundo um comunicado à imprensa.
No documento oficial, os funcionários da ESA explicam que "os planaltos mais altos vistos aqui representam o nível original da superfície antes de pedaços de superfície caírem”. A expectativa é que essa investigação de longo prazo, sobre gigantescos deslizamentos de terra e grandes campos de dunas formadas por tempestade de areia descendente e ascendente, possam fornecer pistas valiosas sobre uma futura exploração científica a Marte.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais novidades da astronomia aqui no TecMundo e aproveite para descobrir também se é, mito ou verdade que pessoas poderão visitar Marte ainda neste século.
Categorias