Você pode ter ouvido que o consumo de água é um forte aliado para o emagrecimento. Mas essa aliança fitness não funciona do jeito que você imagina.
Na busca por diferentes formas de emagrecer, às vezes podemos nos deparar com alguns mitos. Entre eles, podemos tentar enganar nosso estômago, o completando com água. Se já estou de "barriga cheia", não preciso comer, certo? Infelizmente, a fisiologia humana não funciona assim.
- Saiba também: O que é o efeito EPOC e como ele ajuda a emagrecer?
A água não precisa ser digerida, sendo assim, passa rapidamente pelo nosso estômago.Fonte: Getty Images
O processo de passagem da água pelo nosso sistema digestório não é igual ao de outros alimentos líquidos, como: sucos, caldos e sopas. Ela não é digerida, sendo assim, ela é rapidamente esvaziada.
A sensação de saciedade é real, mas aposto que mesmo após ingerir dois copos grandes de água, em minutos, estará com fome novamente.
Qual a relação entre consumo de água e emagrecimento?
Em matéria no site The Conversation, alguns estudos sobre a relação entre água e emagrecimento são apresentados. Mas a água parece não ter papel fundamental nessa relação. Veja alguns mitos que foram derrubados.
- Água potencializa a queima de calorias: de acordo uma pesquisa, realizada com um grupo pequeno de jovens, o consumo de água em abundância apresentou um discreto aumento na perda de calorias, em especial quando consumida gelada.
Todavia não se anime tanto. A queima calórica foi apenas 4% maior, no melhor índice. O biscoitinho sem culpa do final do treino derrubou sua ingesta de água.
- Beber durante as refeições diminui o apetite: essa é uma quase verdade. Como dissemos anteriormente, a água de fato promove um enchimento do estômago, dando a sensação de saciedade.
Entretanto não há indícios fortes o suficiente que indiquem que esse costume possa auxiliar para o emagrecimento.
A água pode passar pelo sistema digestório, sem problemas, não mantendo a sensação de saciedade por muito tempo.Fonte: Getty Images
Em um estudo de 12 semanas, pessoas que ingeriam água durante as refeições tiveram uma perda de 2 kg no final do período de acompanhamento. No entanto, as pessoas sabiam do que se tratava a pesquisa, sendo assim, propositalmente podem ter ingerido menos comida, a fim de obter um resultado melhor.
Não existe receita fácil
Infelizmente, não foi dessa vez que encontramos uma solução fácil para emagrecer. Este é um processo que pode ser longo e deve ser acompanhado por profissionais de saúde habilitados .
Mesmo não sendo uma potencializadora efetiva no processo de emagrecimento, não se esqueça da água! Ela é fundamental para que você não incorra em outros problemas de saúde e essencial para que nosso corpo se mantenha em perfeito funcionamento.
Alie hidratação, exercícios físicos e alimentação saudável, essa tríade sim, é sucesso para que você alcance uma vida com mais qualidade.
Mas você já pensou se fosse possível emagrecer comendo de tudo? Segundo um novo estudo divulgado isso talvez seja possível um dia. Para ficar por dentro das últimas novidades da ciência e saúde, continue acompanhando o TecMundo!
Fontes