Há alguns anos, os cientistas começaram a detectar ondas cósmicas misteriosas que sugerem a suposta existência de um novo planeta em nossa região espacial em relação ao Sol. De acordo com um artigo escrito pela astrofísica e pesquisadora do Centre for Astrophysics and Supercomputing (CAS), Sara Webb, é possível que exista um nono planeta no Sistema Solar.
Em pesquisas astronômicas realizadas até 1846, diversos cientistas auxiliaram na detecção dos oito principais planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Contudo, estudos mais recentes apontam que pode existir um nono planeta misterioso nos arredores do nosso sistema, conhecido como Planeta X. Até o momento, ainda não existe nenhuma confirmação.
Para a astrônoma, há uma razão fundamental para os cientistas buscarem por um novo planeta, pois sem ele, os dados sobre o Sistema Solar não fariam tanto sentido. Por exemplo, cada objeto cósmico causa uma força gravitacional no universo, como meteoros, estrelas e planetas.
Atualmente, os dados sugerem que existe uma força gravitacional misteriosa ao redor do nosso sistema, sugerindo a existência do nono planeta.
Os cientistas acreditam que mais evidências do nono planeta serão coletadas na próxima década, com auxílio dos novos telescópios que serão construídos.Fonte: GettyImages
“Há uma boa razão para os astrônomos passarem muitas centenas de horas tentando localizar um nono planeta, ou “Planeta X... Quando os astrônomos usam um computador para modelar quais forças gravitacionais são necessárias para que esses objetos se movam assim, eles descobrem que um planeta com pelo menos dez vezes a massa da Terra teria sido necessário para causar isso”, disse Webb, em um artigo publicado no site The Conversation.
Nono planeta do Sistema Solar: é realidade?
Os dados sugerem que se o planeta existir de fato, provavelmente trata-se de um gigante gasoso, semelhante a Netuno. Os cientistas estão tentando detectá-lo ao buscar pela reflexão da luz do Sol que ele supostamente emite; mesmo que consigam detectá-lo, os astrônomos acreditam que os sinais sejam muito fracos até mesmo para os telescópios mais poderosos.
A Lua só é tão brilhante devido à reflexão da luz do Sol e, seguindo esse mesmo princípio, os astrônomos buscam encontrar sinais mais evidentes do nono planeta. Apesar disso, só é possível procurá-lo em condições específicas perfeitas durante algumas noites.
- Leia Também: O que são os planetas órfãos do Universo?
“O problema que temos agora é tentar confirmar se essas previsões e modelos estão corretos. A única maneira de fazer isso é encontrar o Planeta X, o que é definitivamente mais fácil falar do que fazer. Com base nos modelos de computador, achamos que o Planeta X está pelo menos 20 vezes mais longe do Sol do que Netuno”, acrescenta Webb.
Fontes
Categorias