De acordo com diversos especialistas, a estrela Alpha Orionis, também conhecida como Betelgeuse, está em curso de se tornar uma supernova. Em um novo estudo aceito na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomy Society e publicado na revista de pré-impressão arXiv, astrônomos da Universidade de Tohoku, no Japão, explicam que o núcleo da estrela entrará em colapso em apenas algumas décadas.
- Saiba também: Quando surgiram as primeiras estrelas no Universo?
Conforme explica o novo estudo, o núcleo da estrela entrará em colapso em algumas dezenas de anos, pois os dados coletados sugerem que Betelgeuse está no estágio final da queima de carbono em seu núcleo — com algumas dezenas de anos, eles quiseram dizer “menos de algumas centenas de anos”. Após o esgotamento do carbono da estrela, o núcleo entrará em colapso e causará a supernova.
Alpha Orionis, ou Betelgeuse, é uma estrela localizada a 642 anos-luz de distância do planeta Terra.Fonte: Getty Images
“Betelgeuse está no estágio final da queima de carbono do núcleo e é um bom candidato para a próxima supernova galáctica. Na verdade, não é possível determinar o estágio evolutivo exato, porque as condições da superfície dificilmente mudam no estágio final próximo à exaustão do carbono e além”, explicam os pesquisadores no estudo.
Quando Betelgeuse virará supernova?
O estudo descreve que, durante bilhões de anos, a maior parte do hidrogênio da estrela foi convertido em hélio, contudo, os novos dados sugerem que essa conversão acabou. Agora, Betelgeuse está usando o carbono como fonte de combustível.
Os cientistas acreditam que, antes de explodir e virar uma supernova, a estrela deve passar por alguns estágios do ciclo da queima de carbono. Como os pesquisadores não conseguiram definir qual é o estágio atual da queima de carbono, eles não puderam definir uma previsão específica para o evento.
Betelgeuse é considerada uma das estrelas mais brilhantes que podem ser visualizadas da Terra, a segunda mais brilhante na constelação de Orion e é classificada como uma supergigante vermelha. Após o carbono finalizar e deixar de ser um combustível, a estrela deve queimar elementos mais pesados até sofrer um colapso e gerar uma supernova.
Apesar disso, é importante deixar claro que alguns especialistas não concordam que a estrela esteja em seus últimos estágios para se transformar em uma supernova, inclusive, eles acreditam que o hélio continua sendo o principal combustível em seu núcleo.
Categorias