A Agência Espacial Europeia (ESA) realizou nesta sexta-feira (2) a primeira live de Marte. Comemorando os 20 anos da missão Mars Express, foram exibidas quase 1 hora de imagens quase ao vivo do planeta vizinho.
O "quase" está presente por causa do tempo que o sinal da captura da imagem leva para chegar até a Terra. “Isso será o mais próximo que você poderá chegar de uma exibição ao vivo do planeta vermelho”, disse o comunicado da agência.
A transmissão começou às 13h (horário de Brasília). Inicialmente, a ESA esperava obter uma nova imagem de Marte a cada 18 minutos, mas foi surpreendida com a chegada 1 minuto mais rápido. A minutagem considerava os 17 minutos da viagem da foto até a Terra, mais um minuto para ser colocada no ar.
Assista à transmissão ao vivo de Marte:
A qualidade das fotos não é das melhores, visto que a câmera de monitoramento visual, ou Visual Monitoring Camera (VMC), no orbitador já tem 20 anos. A missão Mars Express foi lançada no dia 2 de junho de 2003. Ela estuda atmosfera e superfície de Marte, capturando detalhes em imagens tridimensionais.
Entre os espectadores que a live de Marte da ESA atraiu, alguns demonstraram grande satisfação com o que viram. "Que época incrível para se estar vivo. E pensar que nunca imaginei que viveria o suficiente para chegar aos meus setenta e poucos anos e realmente poder assistir a uma exibição ao vivo do Planeta Vermelho", disse o usuário sob o nome Science Fan.
Gostou do conteúdo? Vale lembrar que a Nasa realizou essa semana um painel público sobre OVNIs e os segredos revelados foram incríveis!
Fontes
Categorias