Em publicação recente, uma equipe de astrônomos do Observatório de raios-X Chandra, de Harvard, conseguiram capturar uma imagem com detalhes da galáxia brilhante Centaurus A (Cen A). Por meio de um estudo da polarização da luz de raios-x da galáxia, os pesquisadores conseguiram obter mais informações sobre essa região do universo.
O Cen A começou a ser estudado extensivamente a partir de 1999, quando a missão do telescópio espacial Chandra foi lançada. Contudo, em 2021, dados obtidos com o Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), permitiu que os cientistas investigassem mais detalhes da galáxia.
"Esta imagem composta mostra uma grande galáxia com um núcleo brilhante e brilhante, circundado por um anel de gás e poeira. Esta galáxia em destaque, Centaurus A, é colocada contra um fundo escuro pontilhado de galáxias e estrelas distantes", descreve um comunicado oficial.
Usando os diferentes dados obtidos pelo Chandra, pelo IXPE e pelo sensor de luz óptica do observatório terrestre European Southern Observatory, no Chile, os astrônomos conseguiram capturar uma imagem incrível da Centaurus A. A galáxia está a 12 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centaurus.
A Centaurus A é considerada a quinta galáxia mais brilhante no céu; ela é apresentada com um núcleo brilhante, envolto por um anel de gás e poeira.Fonte: Observatório de raios-x Chandra
Na imagem, as partes em azul foram recriadas com dados do Observatório de raios-X Chandra; a cor laranja apresenta os dados do IXPE; em branco e cinza, é possível ver os detalhes capturados pelo European Southern Observatory.
“A Centaurus A tem um círculo amarelo pálido brilhante em seu centro. A luz branca e rosa pálida emana deste núcleo, iluminando o anel escuro de gás e poeira que o circunda. O anel escuro e cheio de veias, conhecido como faixa de poeira, é representado de lado, inclinado em um ângulo, mais baixo à nossa esquerda e mais alto à nossa direita”, o comunicado completa.
Conheça mais sobre o estudo da Centaurus A
Com as informações obtidas com dados dos diferentes observatórios, os astrônomos buscam entender o que causa a emissão de raios-x detectada em grandes jatos de partículas que estão sendo expelidas da Cen A. Por enquanto, eles descobriram que não há polarização de raios-x no Cen A, e isso significa que a forma de radiação não está sendo produzida por partículas mais pesadas que elétrons, como prótons.
De qualquer forma, os cientistas continuarão a estudar a Centaurus A para entender mais sobre uma das galáxias mais brilhantes do universo.
Categorias