Você sabe o que um reator nuclear faz no meio da cidade de São Paulo?
No Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), que fica dentro do campus da USP, no bairro do Butantã, existe um reator nuclear que está em operação desde 1957: o IEA-R1.
Embora os reatores nucleares sejam mais famosos pela capacidade de produzir energia elétrica, o IEA-R1 tem funções diferentes: fazer pesquisa científica e produzir radiofármacos, que são produtos usados na medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.
A equipe do TecMundo visitou o reator e conversou com Frederico Genezini, gerente do Centro do Reator de Pesquisas, que explicou como é o funcionamento do IEA-R1. A parte principal do reator fica mergulhada em uma piscina com cerca de 9 metros de profundidade, e o prédio onde ele está possui diversos aparatos e procedimentos de segurança.
Você pode conferir a visita completa no vídeo abaixo.
O Ipen recebe visitantes interessados em conhecer melhor o reator. As visitas acontecem às terças e quartas no período da manhã e podem ser agendadas pelo email pergunta@ipen.br. Os visitantes devem ter mais de 18 anos de idade.
Mais informações sobre o reator e o instituto podem ser encontradas no site do Ipen.