Estudante compulsivo do setor de saúde, o cofundador e proprietário do Spotify, Daniel Ek, está ingressando nesse nicho como sócio de uma startup sueca chamada Neko Health. Lançada oficialmente no início de fevereiro, a empresa informou ter sido fundada em 2018 pelo executivo do serviço de streaming de músicas e pelo empresário Hjalmar Nilsonne.
Uma publicação divulgada no LinkedIn explica que a Neko Health foi aberta ao público “após quatro anos de intensa pesquisa e desenvolvimento de produtos”. Especializada em fornecer varreduras corporais com inteligência artificial, a empresa tem como visão “criar um sistema de saúde que possa ajudar as pessoas a se manterem saudáveis por meio de medidas preventivas e de detecção precoce.”
Fonte: Neko Health/DivulgaçãoFonte: Neko Health
Como funciona o scanner da Neko Health?
Carro-chefe da Neko Health, o scanner corporal de 360 graus utilizado nos usuários vem equipado com mais de 70 sensores, capazes de coletar mais de “50 milhões de pontos de dados sobre pele, coração, vasos, respiração, microcirculação e muito mais”, segundo a empresa.
Esse conjunto de informações é em seguida analisado por um “sistema de autoaprendizagem alimentado por IA” que "filtra" os resultados para médicos e pacientes. Estes, além de obter seus diagnósticos na hora marcada, podem também visualizá-los em um aplicativo próprio da healthtech. “Nossa missão é construir um sistema de saúde proativo, focado na prevenção de doenças”, diz o comunicado publicado no LinkedIn.
Citando os altos custos dos sistemas de saúde na Suécia e na União Europeia, Nilsonne diz que o objetivo da Neko Health é reverter "uma tendência de custo insustentável e uma profissão médica pesadamente sobrecarregada". As varreduras de corpo inteiro – realizadas em "alguns minutos", segundo a companhia – estão disponíveis ao público pelo preço unitário de 2 mil coroas suecas, o equivalente a R$ 980.
Fontes