Um advogado de 40 anos foi baleado pela sua própria arma na tarde de segunda-feira (16) enquanto sua mãe realizava um exame de ressonância magnética em um laboratório localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central de São Paulo. De acordo com a polícia, o acidente foi causado pelo magnetismo do aparelho clínico.
Segundo o UOL, o homem Leandro Mathias Novaes, que também é influencer pró-armas nas redes sociais, passou por um procedimento cirúrgico na quarta-feira (18) e ainda deve passar por uma nova cirurgia nesta quinta-feira (19). O estado clínico é considerado grave e Novaes está na UTI.
Em comunicado à imprensa divulgado nesta quinta-feira (19), o CURA, laboratório onde o caso aconteceu, esclareceu que tanto a paciente quanto o acompanhante foram “alertados sobre a retirada de todo e qualquer objeto metálico”, e que ambos assinaram um termo de ciência com relação à orientação.
Como a arma do advogado disparou?
Os aparelhos de ressonância magnética criam um campo de força ao seu redor capaz de atrair objetos metálicos.Fonte: Shutterstock
Segundo o boletim de ocorrência, quando a máquina de ressonância magnética foi ligada, o campo magnético gerado pelo grande ímã do aparelho fez a pistola — que estava na cintura de Novaes — se mexer. O movimento acabou provocando o disparo, que atingiu o advogado no abdômen.
A investigação policial esclarece que a arma estava registrada e que Leandro tinha autorização de porte. Porém, mesmo tendo assinado o termo de contraindicação de campo magnético antes de entrar na sala do exame, “a arma de fogo não foi mencionada pelo acompanhante, que entrou com o objeto na sala de exame por sua decisão”, afirma o comunicado do CURA.
O advogado baleado mantém no TikTok o perfil @leandromathias_adv, com 7,7 mil seguidores, onde veicula vídeos curtos nos quais aparece portando armas, e tira dúvidas de usuários sobre assuntos como “o que responder caso seja pego com uma arma municiada CAC?”.
Fontes