Robôs que ajudam em cirurgias, próteses que simulam braços e pernas e equipamentos que podem substituir órgãos. Quando se fala em tecnologia na área da saúde, esses são os exemplos mais futurísticos – e comuns – que vêm à mente.
A influência das soluções tecnológicas na área médica não precisa parecer obra de ficção científica. Pelo contrário, é possível ser bem mais simples e igualmente eficiente com ferramentas que melhoram o dia a dia de pacientes e profissionais.
Não à toa, o investimento em digitalização e plataformas de tecnologia na área da saúde segue em franco crescimento. Apenas na América Latina, a IDC estima que o setor deve movimentar US$ 1,9 bilhão entre 2021 e 2022. Destaca-se, por exemplo, o investimento em inteligência artificial e soluções em cloud – está de acordo com projeções da Deloitte.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura conosco e veja alguns exemplos entre o digital e a área médica!
Quais são os benefícios da digitalização na área da saúde?
A presença da tecnologia no dia a dia médico, portanto, é um caminho sem volta. Clínicas, hospitais e demais organizações de saúde devem buscar formas de melhorar ainda mais o acesso da população a serviços de qualidade. Como? Confira alguns exemplos:
1 – Processos mais rápidos e eficientes nas consultas
É possível automatizar diversos processos inerentes ao dia a dia do profissional
Um dos principais incômodos em uma consulta médica é o tempo desperdiçado para realizar um bom atendimento. Atrasos quase sempre são inevitáveis, o que gera desconforto e prejudica a experiência tanto do paciente quanto do médico.
Graças à tecnologia, é possível automatizar diversos processos inerentes ao dia a dia do profissional, como preenchimento de exames e receitas. Assim, ele ganha mais tempo para se dedicar à pessoa e consegue melhorar a prestação de serviço.
2 – Análise acurada de dados
É possível melhorar o diagnóstico e o tratamento como um todo com cruzamento de dados na saúde
Os grandes bancos de dados estão amplamente presentes no ambiente corporativo pois ajudam às tomadas de decisão. No setor da saúde, não é diferente!
Com mais informações dos pacientes migrando para sistemas tecnológicos, utilizá-las passa a ser uma vantagem para melhorar o diagnóstico e o tratamento como um todo. Diversas soluções conseguem combinar esses dados e cruzá-los com outras fontes, como conteúdos clínicos para gerar insights ao médico.
3 – Telemedicina e uso de dispositivos móveis
A telemedicina foi aprovada em 2020 no Brasil
A pandemia de covid-19 obrigou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a aprovar o uso da telemedicina no Brasil em 2020 em “caráter excepcional”. Agora, é impossível se desfazer de uma vantagem como essa.
Afinal, a pessoa pode realizar uma consulta com o médico de confiança sem se deslocar até o consultório. Para que isso seja possível, as plataformas evoluíram rapidamente, permitindo não só a comunicação eficiente, como também a integração de dispositivos móveis, como os wearables, que podem enviar informações importantes diretamente para o médico.
4 – Compartilhamento seguro de exames
Faça o compartilhamento de exames e receitas em canais digitais
Outra vantagem que a tecnologia trouxe para facilitar o acesso das pessoas é o compartilhamento de exames e receitas em canais digitais. Por muito tempo, era preciso pegar laudos impressos, imagens e demais exames e levá-los até a clínica para análise médica.
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Hoje, essas informações são encaminhadas diretamente pelo laboratório ao consultório. Essa transferência de informações vai se popularizar ainda mais com a presença da tecnologia blockchain no setor, permitindo que dados sensíveis possam navegar na web com criptografia e segurança.
5 – Pacote completo de serviços médicos
Integrar os principais setores da medicina para atender o público cada vez melhor
Por fim, até mesmo a presença de fintechs – com soluções que combinam o setor com o mercado financeiro – estimula a democratização aos serviços de saúde. Isso porque é possível criar um pacote completo que integra diversos serviços médicos, como consultas, exames, planos odontológicos, entre outros, para as empresas oferecerem a seus colaboradores.
Assim, a pessoa consegue acessar diferentes especialidades e funções com o mesmo programa, sem ficar presa aos profissionais disponíveis em um determinado plano.
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*Matheus Moretti Rangel é CGO da Niky, startup de soluções em pagamentos, benefícios flexíveis e saúde – e-mail: niky@nbpress.com
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