De acordo com um novo estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, o exame de colonoscopia pode não oferecer tantos benefícios como os médicos e cientistas imaginavam. As descobertas do estudo, realizado pela The Nordic-European Initiative on Colorectal Cancer (NordICC), revelam que o exame não fez muita diferença nas mortes relacionadas ao câncer de cólon.
Os pesquisadores acompanharam cerca de 85 mil pacientes, homens e mulheres entre 55 e 64 anos, que realizaram colonoscopia — eles foram observados durante dez anos. As colonoscopias foram realizadas entre junho de 2009 e junho de 2014, mas os pacientes foram observados por mais algum tempo.
Após os resultados do estudo, os pesquisadores descobriram que o grupo que realizou colonoscopias teve uma redução de apenas 18% no risco de desenvolver câncer de cólon, em comparação com o grupo que não realizou nenhum exame. Ou seja, a colonoscopia pode não ser o melhor exame para descobrir a doença.
Anualmente, são detectados cerca de 40 mil novos casos de pacientes com câncer de cólon no Brasil, além de 20 mil mortes.Fonte: Wikimedia Commons
“Os riscos absolutos do risco de câncer colorretal e ainda mais de morte relacionada ao câncer colorretal foram menores do que os dos ensaios de triagem anteriores e menores do que prevíamos quando o ensaio foi planejado”, disse o principal autor do estudo e médico gastroenterologista do Departamento de Medicina da Universidade de Oslo, na Noruega, Michael Bretthauer.
Colonoscopia funciona, mas…
Normalmente, para descobrir evidências sobre o câncer de cólon, é necessário realizar exames de triagem como exame de sangue ou de fezes, endoscopia com sigmoidoscopia ou colonoscopia. Apesar de a colonoscopia ser considerada mais eficaz que a sigmoidoscopia, ainda faltam evidências sobre os benefícios do exame.
Os resultados do estudo servem para quantificar a eficácia da colonoscopia para o rastreamento e prevenção do câncer de cólon e pode ajudar em próximos estudos sobre o tema. A colonoscopia é um exame que permite visualizar detalhes do intestino e do reto e, na maioria das vezes, é indicado para a detecção de polipos e cânceres em diversos estágios.