Faltavam duas horas e meia na contagem regressiva, quando a NASA desistiu do lançamento da Artemis I, no sábado (3). Com cerca de 250 mil pessoas lotando as praias da Flórida no início do feriadão (hoje é Dia do Trabalho nos EUA), à espera de testemunhar um momento histórico, o diretor de lançamento, Charlie Blackwell-Thompson cancelou a partida às 12h17 no horário de Brasília.
À tarde, os gerentes da missão decidiram desistir de mais tentativas de lançamento nas janelas (disponibilidades de lançamento) do início de setembro. Para eles, o vazamento de hidrogênio líquido detectado está dentro de um dos quatro motores RS-25 do Sistema de Lançamento Espacial (SLS).
A agência aeroespacial afirmou que a equipe não deu conta de conter o que chamou de “um vazamento de hidrogênio em uma desconexão rápida, uma interface entre a linha de alimentação de combustível de hidrogênio líquido e o foguete SLS."
Quando será a próxima tentativa de lançamento da Artemis I?
Fonte: Shutterstock/reprodução.Fonte: Shutterstock
Com o foguete ainda na plataforma de lançamento 39B, as equipes da Artemis I avaliarão nos próximos dias a área do vazamento, enquanto estudam o cronograma para decidir se fazem a vedação na própria plataforma ou levam o equipamento para o Prédio de Montagem de Veículos (VAB na sigla em inglês).
De acordo com o jornal americano The New York Times, altos funcionários da NASA não só aprovaram a decisão de cancelar o lançamento no sábado, como afirmam que estão decididos a esperar mais tempo, talvez nas janelas do final deste mês ou em outubro, para que a causa do vazamento de hidrogênio seja completamente compreendida e resolvida.
Fontes
Categorias