A missão Artemis I, programada para decolar na manhã deste domingo (3), foi novamente cancelada. Pela segunda vez nesta semana, a NASA anunciou que descartou o lançamento do foguete após três tentativas mal-sucedidas envolvendo um vazamento de combustível de hidrogênio líquido em um dos propulsores.
O lançamento do foguete foi cancelado cerca de três horas antes da janela anunciada previamente pela agência. De acordo com a NASA, após tentativas de consertar o vazamento na manhã de hoje, foi decidido o adiamento da decolagem.
Esta é a segunda vez em uma semana que a NASA adia o lançamento da Artemis I. Na quarta-feira (31), a agência havia anunciado que o lançamento aconteceria na manhã de hoje (no horário de Brasília).
The #Artemis I mission to the Moon has been postponed. Teams attempted to fix an issue related to a leak in the hardware transferring fuel into the rocket, but were unsuccessful. Join NASA leaders later today for a news conference. Check for updates: https://t.co/6LVDrA1toy pic.twitter.com/LgXnjCy40u
— NASA (@NASA) September 3, 2022
Em sua conta oficial no Twitter, a agência publicou que a missão foi adiada, mas não revelou uma nova data de decolagem.
A Artemis I, sendo uma missão não tripulada, utiliza uma cápsula Orion e faz parte da tentativa da NASA de voltar à Lua. A missão inaugural deve abrir espaço para as missões Artemis II e Artemis III, que visam a exploração lunar.
O próximo período favorável para o lançamento (janela) tem início na segunda-feira (5) por volta de 18h, no horário de Brasília.
O lançamento do foguete pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da NASA.