Na última terça-feira (9), em um evento da campanha de vacinação contra a poliomelite em João Pessoa (PB), foi confirmado que o Brasil deve comprar 50 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos. A informação foi revelada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a ação.
Por enquanto, ainda não há previsão da aquisição das vacinas, destinadas aos profissionais de saúde que entraram em contato com pessoas infectadas. Contudo, Queiroga comentou que as doses serão adquiridas por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Varíola dos macacos no Brasil
"Num primeiro momento [a vacina] será destinada aos profissionais de saúde que lidam com material contaminado. À medida que surgirem evidências, e se for necessário ampliar, todo mundo vai ter que se preparar para ofertar vacinas em maior quantidade", afirmou Marcelo Queiroga.
O ministro também afirma que a pasta segue fortalecendo as frentes responsáveis pelo controle da vigilância contra a varíola dos macacos. Inclusive, ele disse que o número de laboratórios com testes da doença aumentará para oferecer mais opções de prevenção para a população.
Fontes