O estado de São Paulo deixou de exigir uso de máscaras em espaços abertos nesta quarta-feira (9). O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva.
A proteção, no entando, segue obrigatória em ambientes fechados, como restaurantes e lojas.
Desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020, as máscaras foram adotadas como medida de prevenção da covid-19.Estudos realizados no período confirmaram que, por constiruir uma barreira física contra as gotículas de saliva que podem estar infectadas, as máscaras podem, sim, reduzir o risco de contágio pelo vírus SARS-CoV-2.
De acordo com o governo do estado, as altas taxas de vacinação permitiram uma queda no número de casos e mortes nas últimas semanas, o que tornou possível retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.
O coronavírus é transmitido por gotículas de saliva de pessoas infectadas, gotas ainda menores, os aerossóis, podem ser espalhados em um ambiente quando uma pessoa tosse, espirra, fala ou até respira. Essas porções menores, por serem mais leves, podem ficar por mais tempo suspensas no ar e serem inaladas por outras pessoas com mais facilidade.
Os ambientes abertos, por terem circulação livre de ar, o que ajuda no espalhamento das partículas de vírus, representam menor risco de contágio.
Categorias