O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) divulgou uma nova edição do calendário mensal que detalha os eventos astronômicos que ficarão visíveis a olho nu nas próximas semanas — ou seja, sem necessariamente exigir equipamentos profissionais.
Para setembro de 2021, são cinco grandes eventos: o encontro de Vênus com a estrela Spica (5/09), o encontro da Lua com Vênus (9/09), o encontro da Lua com Saturno e Júpiter (entre 16 e 18/09), o encontro de Mercúrio com Spica (20/09) e o equinócio de setembro (22/09).
O último evento é um fenômeno em que o dia e a noite têm a mesma quantidade de horas, sendo ainda o marco do início da primavera no Hemisfério Sul.
O MAST divulgou ainda uma transmissão ao vivo no Instagram com a astrônoma e pesquisadora do museu, Taysa Bassalo. Na live, marcada para a próxima quarta-feira (8), às 15 horas, ela vai explicar e comentar cada um dos fenômenos. Além disso, postagens mais detalhadas no perfil da instituição vão detalhar os temas na data de cada um.
A sede do MAST fica no Morro de São Januário, na região de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, mas o local encontra-se temporariamente fechado para visitações.
Fontes
Categorias