O helicóptero Ingenuity, que faz parte do equipamento do rover Perseverance da NASA, realizou um novo voo nos céus de Marte nesta segunda-feira (5). Segundo o Jet Propulsion Laboratory (JPL), que é a divisão da agência que cuida da missão, esse foi o melhor e mais ousado entre os nove testes em termos de desempenho.
Em geral, o Ingenuity bateu os próprios recordes em várias modalidades. Ele conseguiu ficar o maior tempo possível no ar (166,4 segundos), atingiu a velocidade máxima de 5 m/s e percorreu uma distância de 625 metros.
Para efeitos de comparação, antes o helicóptero chegava a 4 m/s, nunca havia superado a barreira dos 300 metros de espaço percorrido e tinha ficado 139,9 segundos no ar no voo — que era considerado o recordista.
#MarsHelicopter pushes its Red Planet limits. ??
— NASA JPL (@NASAJPL) July 5, 2021
The rotorcraft completed its 9th and most challenging flight yet, flying for 166.4 seconds at a speed of 5 m/s. Take a look at this shot of Ingenuity’s shadow captured with its navigation camera. https://t.co/TNCdXWcKWE pic.twitter.com/zUIbrr7Qw9
O primeiro voo da Ingenuity aconteceu em abril de 2021 e foi o primeiro de uma aeronave não tripulada fora da Terra — a máquina foi ligada ainda durante a viagem para o planeta vizinho, para que sua fonte de alimentação fosse devidamente utilizada. O helicóptero é um teste de tecnologia para verificar as condições de transporte pelo ar em Marte, possibilitando, ainda, novos ângulos de exploração do local.
A foto que acompanha o tweet é da própria sombra do helicóptero em pleno ar. Havia a chance de que essas imagens fossem coloridas, mas o material ainda não foi divulgado pela agência.
O oitavo voo da Ingenuity aconteceu no final de junho e o equipamento está em "excelentes condições" para continuar operando, segundo a NASA.
Fontes
Categorias