A NASA anunciou nesta terça-feira (22) que o seu helicóptero Ingenuity realizou com sucesso o seu oitavo voo em Marte. O veículo percorreu 160 metros de distância, sendo o trajeto mais longo realizado pelo dispositivo na superfície do planeta vermelho.
Segundo a Agência Espacial Norte-Americana, o helicóptero ficou no ar por 77,4 segundos e pousou a 133,5 metros de distância do rover Perseverance. O sucesso do voo surpreendeu até mesmo os engenheiros da NASA, que não acreditavam ser possível. Prova disso é que o Ingenuity foi desenvolvido para executar apenas cinco voos em Marte. Com a nave em bom estado, a agência decidiu continuar a missão.
Another successful flight for Ingenuity! The#MarsHelicopter completed its 8th flight on Monday. It flew for 77.4 seconds and traveled 160 meters to a new landing spot about 133.5 meters from @NASAPersevere, capturing its own shadow in this image. pic.twitter.com/cDY3etLjTf
— NASA JPL (@NASAJPL) June 22, 2021
De olho no futuro
"Como o Ingenuity permanece em excelentes condições, planejamos usá-lo em benefício de plataformas aéreas futuras, ao mesmo tempo em que priorizamos e avançamos os objetivos científicos de curto prazo do rover Perseverance", disse o engenheiro-chefe Bob Balaram, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.
Ainda não foi confirmado se o Ingenuity fará mais voos no planeta vermelho, mas Balaram já garantiu que o helicóptero entrará em uma nova fase. "Esta nova demonstração de operações nos dá a oportunidade de expandir ainda mais nosso conhecimento sobre máquinas voadoras em outros planetas", explicou.
Fontes
Categorias