A SpaceX deve realizar, nesta quarta-feira (05), o voo de teste do Starship SN15. A expectativa é que o protótipo seja lançado até às 22h (horário de Brasília) de uma base localizada na região sul do estado do Texas, nos Estados Unidos.
O voo de teste de altitude será de 10 km e a Administração Federal de Aviação, órgão norte-americano responsável pela regulação do setor, já emitiu avisos de restrição na área conhecida como Boca Chica, no Condado de Cameron.
Além da restrição de outros voos, que segue até a próxima sexta-feira (7), foi emitido um alerta de interdição das estradas no Condado. Todas as regras são necessárias para que o foguete possa ser lançado.
O canal da Nasa SpaceFlight, no YouTube, já está transmitindo o pré-evento, que pode ser acompanhado no vídeo abaixo.
Inicialmente, o SN15 estava planejado para ir aos ares ainda em abril. Contudo, acredita-se que as condições climáticas (neblina e mau tempo) e questões técnicas acabaram fazendo com que a missão fosse adiada.
O objetivo da SpaceX é testar o foguete para que ele possa realizar missões orbitais na Lua e em Marte, começando pelo nosso satélite natural em 2023. Recentemente, tanto o SN11 quanto o SN10 acabaram explodindo. No caso do SN10, porém, o objetivo foi alcançado, já que ele pousou suavemente, tendo explodido poucos minutos após o feito.
Fontes
Categorias