A NASA confirmou nesta terça-feira (23) que o paraquedas da missão Marte 2020 carregava uma mensagem escondida, escrita em código binário. A revelação veio depois de internautas sugerirem a presença de uma frase oculta no equipamento e até conseguirem decifrá-la.
Logo após a divulgação das imagens do pouso do rover Perseverance no Planeta Vermelho, diversas publicações nas redes sociais comentaram sobre o uso proposital dos padrões vermelho e branco no paraquedas. Conforme os internautas, a combinação formava a frase “Dare might things”, ou “Ouse coisas poderosas” em tradução livre.
Seguindo as regras do sistema binário, em que as faixas vermelhas representam o número um e as brancas o zero, os internautas logo adivinharam a mensagem escondida no paraquedas. Pouco tempo depois, o engenheiro-chefe do Perseverance Adam Steltzner usou seu perfil no Twitter para confirmar a descoberta (veja abaixo): “Parece que a internet decifrou o código em cerca de 6 horas! Oh internet, há alguma coisa que você não possa fazer?”, questionou.
It looks like the internet has cracked the code in something like 6 hours! Oh internet is there anything you can’t do? For those who just want to know: #Mars2020 #CountdownToMars pic.twitter.com/yTJCEnbuLY
— Adam Steltzner (@steltzner) February 23, 2021
Além da frase, retirada de um famoso discurso do ex-presidente americano Theodore Roosevelt proferido em 1899, o paraquedas traz, em seu anel externo, as coordenadas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL): “34º11’58N 118º10’31W”.
Mais mensagens ocultas?
Em entrevista ao The Verge, um dos engenheiros da missão Allen Chen disse que a agência espacial costuma deixar mensagens ocultas nos equipamentos para inspirar outras pessoas e sugeriu a possibilidade de haver mais códigos no Perseverance.
O robô carrega ainda uma placa na qual está gravado o bastão de Asclépio, símbolo antigo relacionado à cura pela medicina, como homenagem aos trabalhadores da saúde atuando no combate à covid-19.
Ele também possui um microchip com os nomes de milhões de terráqueos e um desenho com outros equipamentos já lançados ao Planeta Vermelho, entre os quais o rover Curiosity, que chegou lá em 2012 e possui um mecanismo nas rodas capaz de escrever “JPL” em código morse no solo marciano.
Categorias