A sonda Hope, primeira da categoria lançada pelos Emirados Árabes Unidos, enviou neste domingo (14) a primeira imagem de Marte capturada pelo equipamento.
A postagem foi realizada no perfil da autoridade máxima do país, o sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan. A mensagem celebra o início da missão e torce por eventuais descobertas dos estudos que serão realizados com as imagens enviadas.
"A transmissão da primeira imagem da sonda Hope em Marte é um momento definidor da nossa história e marca o momento em que os Emirados Árabes Unidos se juntam a nações avançadas envolvidas em exploração espacial. Esperamos que essa missão leve a novas descobertas sobre Marte que possam beneficiar a humanidade", escreveu no Twitter.
The transmission of the Hope Probe's first image of Mars is a defining moment in our history and marks the UAE joining advanced nations involved in space exploration. We hope this mission will lead to new discoveries about Mars which will benefit humanity. pic.twitter.com/TCM5yHTapH
— ???? ?? ???? (@MohamedBinZayed) February 14, 2021
A face do Planeta Vermelho capturada pela Hope mostra alguns locais conhecidos de outras explorações espaciais, como o vulcão extinto Monte Olimpo, o maior da região.
A sonda Hope foi lançada em julho de 2020 e chegou com sucesso à órbita do Planeta Vermelho no início de fevereiro. A partir de agora, ela deve permanecer por dois anos próxima de Marte coletando dados a respeito de mudanças climáticas, formação de tempestades de areia e alterações na atmosfera.
Quase junto da Hope, sondas de duas outras nações chegaram à região. A chinesa Tianwen-1 até já enviou um vídeo do planeta, enquanto a NASA enviou um rover chamado Perseverance, com pouso programado para 18 de fevereiro.
Fontes
Categorias