Ciência

Gigante radiotelescópio de Arecibo desaba

Embora alguns recursos do Arecibo possam ser transferidos para outras instalações, o seu gigantismo e hardware instalado o tornam único no mundo

em 01/12/2020, 09:19
Gigante radiotelescópio de Arecibo desaba

Fonte:  University of Central Florida 

Imagem de Gigante radiotelescópio de Arecibo fecha definitivamente no tecmundo

Um dos mais respeitados telescópios da astronomia de todos os tempos, o radiotelescópio de 305 metros de largura de Arecibo, em Porto Rico, está apagando suas luzes para sempre. Como engenheiros temiam, a estrutura desabou após sofrer danos.

Desde que a quebra de um cabo principal provocou um corte de 30 metros na placa refletora, os engenheiros não conseguiram encontrar uma maneira segura de consertá-lo, o que levou a National Science Foundation (NSF) a optar pelo fechamento definitivo da instalação, em função da extensão dos danos. Estressada pela queda do cabo e por danos gerados pelo Furacão Maria, em 2017, a estrutura desabou nesta terça-feira (01)

Fonte: University of Central Florida/Reprodução

Fonte: University of Central Florida/Reprodução

Sobre a transferência de investigações científicas do Arecibo para outros observatórios, a instituição reconhece que algum subconjunto científico poderia ser feito para outras instalações da própria NSF.

No entanto, as dimensões gigantescas do observatório e o hardware especializado ali construído tornam o Arecibo único no mundo. Para aplicações em astronomia e ciência planetária, simplesmente não há outro recurso disponível para preencher esse vazio de pesquisa.


Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Por Jorge Marin

Especialista em Redator