
Gigante radiotelescópio de Arecibo desaba
Embora alguns recursos do Arecibo possam ser transferidos para outras instalações, o seu gigantismo e hardware instalado o tornam único no mundo

Fonte: University of Central Florida
Imagem de Gigante radiotelescópio de Arecibo fecha definitivamente no tecmundo
Um dos mais respeitados telescópios da astronomia de todos os tempos, o radiotelescópio de 305 metros de largura de Arecibo, em Porto Rico, está apagando suas luzes para sempre. Como engenheiros temiam, a estrutura desabou após sofrer danos.
Desde que a quebra de um cabo principal provocou um corte de 30 metros na placa refletora, os engenheiros não conseguiram encontrar uma maneira segura de consertá-lo, o que levou a National Science Foundation (NSF) a optar pelo fechamento definitivo da instalação, em função da extensão dos danos. Estressada pela queda do cabo e por danos gerados pelo Furacão Maria, em 2017, a estrutura desabou nesta terça-feira (01)
Sobre a transferência de investigações científicas do Arecibo para outros observatórios, a instituição reconhece que algum subconjunto científico poderia ser feito para outras instalações da própria NSF.
No entanto, as dimensões gigantescas do observatório e o hardware especializado ali construído tornam o Arecibo único no mundo. Para aplicações em astronomia e ciência planetária, simplesmente não há outro recurso disponível para preencher esse vazio de pesquisa.
Ayer fue la última vez que visite esta belleza de lugar. Lamentablemente agonizaba. Aquí imágenes de ayer y hoy. pic.twitter.com/jWuAwtUc1s
— Deborah Martorell (@DeborahTiempo) December 1, 2020