Ontem (21), a NASA explicou através de um comunicado de imprensa que pretende anunciar “uma nova descoberta empolgante sobre a Lua” em uma coletiva na segunda-feira (26), às 13h (horário de Brasília).
Informações do SOFIA
Segundo a publicação, a novidade veio do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (cuja sigla em inglês é SOFIA), que realizou seu primeiro voo em 2007 e foi criado através da união da ciência da agência norte-americana com o Centro Aeroespacial Alemão.
(Fonte: NASA/Reprodução)Fonte: NASA
O observatório foi montado em um Boeing 747SP modificado para que a traseira pudesse ser aberta durante o voo, permitindo a utilização de um telescópio refletor, o que oferece mais facilidade nas observações e evita interferência atmosférica. Os instrumentos da estrutura se concentram no estudo de objetos em nosso próprio sistema solar e do Universo.
Novidades sobre a Lua e Marte
A publicação também fez referência ao Programa Artemis, que pretende levar a primeira mulher astronauta para nosso satélite natural em 2024, e ao próximo grande passo da NASA, a exploração humana em Marte nos primeiros anos da década de 2030.
Um dos convidados para a coletiva na segunda-feira é Naseem Rangwala, cientista do projeto da missão SOFIA no Centro de Pesquisa Ames, na Califórnia. A lista de outros palestrantes inclui: Paul Hertz, líder da divisão de astrofísica; Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração da Diretoria de Missão de Exploração Humana e Operações; e Casey Honniball, uma pós-doutoranda do Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland.
Fontes
Categorias