Sistema planetário parecido com o Solar é fotografado pela 1ª vez

1 min de leitura
Imagem de: Sistema planetário parecido com o Solar é fotografado pela 1ª vez
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/via-l%C3%A1ctea-c%C3%A9u-estrelado-c%C3%A9u-noturno-2695569/

Pela primeira vez, astronautas conseguiram capturar imagens de um sistema multiplanetário cuja estrela tem características semelhantes às do Sol. Antes dessa descoberta, apenas dois sistemas já tinham sido fotografados, mas suas estrelas têm composição bem diferente da do nosso astro-rei.

Sistema TYC 8998-760-1

As imagens foram capturadas pelo Very Large Telescope (VLT), que faz parte do Observatório Europeu do Sul, no Chile. Os astronautas conseguiram fotografar dois planetas orbitando a jovem estrela TYC 8998-760-1, que é muito parecida com o Sol e está a cerca de 300 anos-luz da Terra.

O brilho mais forte é a estrela, com os dois planetas indicados pelas setas. (Fonte: ESO/Bohn et al./Divulgação)O brilho mais forte é a estrela, com os dois planetas indicados pelas setas. (Fonte: ESO/Bohn et al./Divulgação)Fonte:  ESO/Bohn et al. 

Embora seja parecido com o Solar, esse sistema está um em estágio bem anterior ao nosso, já que a estrela TYC 8998-760-1 tem apenas 17 milhões de anos. Em termos astronômicos, é apenas uma recém-nascida.

Massa 14 vezes maior que a de Júpiter

Os astronautas estudaram a TYC 8998-760-1 usando o instrumento de Pesquisa por Exoplaneta Espectro-Polarimétrico de Alto Contraste (SPHERE, na sigla em inglês), que é dotado de um dispositivo que permite bloquear a luz da estrela, possibilitando que os astronautas enxerguem melhor o que há em volta dela.

Foi aí que as imagens capturadas revelaram a presença dos planetas TYC 8998-760-1b e TYC 8998-760-1c. O primeiro, na verdade, tinha sido descoberto no ano passado, mas o segundo foi um achado completamente novo.

Os dois planetas são enormes. TYC 8998-760-1b tem massa cerca de 14 vezes maior que a de Júpiter e está a cerca de 160 unidades astronômicas (UA) da estrela. Já o TYC 8998-760-1c tem massa mais ou menos 6 vezes maior que a de Júpiter e se distancia da estrela por 320 UA.

Para termos de comparação, Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, e sua massa é 2,5 vezes maior que a de todos os outros planetas do nosso Sistema juntos. Quanto à UA, significa a distância média entre o Sol e a Terra, ou seja, aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.