No Reino Unido, um grupo de cientistas lançou um app chamado Covid Symptom Tracker (Rastreador de sintomas da covid, em tradução livre). O objetivo é monitorar e entender como ocorre a disseminação do Sars-CoV-2, e porque a Covid-19 tem muito mais impacto sobre alguns infectados.
O app foi desenvolvido pelo King’s College de Londres, e já estava sendo usado para monitorar os sintomas do coronavírus em participantes de um estudo com milhares de gêmeos e suas famílias, a fim de comprovar a influência dos genes nesses casos.
Agora, os cientistas tiveram a ideia de expandir a utilização do app para o público em geral e usar os dados para entender questões do tipo: Como o vírus se espalha? Como os pontos de foco de contágio são criados? Quem tem mais risco de ser infectado? Por que a doença é mais perigosa para alguns doentes?
Interface do app Covid Symptom Tracker.Fonte: Technology Review/Reprodução
No momento, o app já foi baixado 750 mil vezes no Reino Unido. É essa capacidade de alcance massivo e imediato que pode ajudar os cientistas a coletar uma grande quantidade dados essenciais com certa precisão, e em tempo real.
Ao abrir o app, o usuário deve realizar um cadastro, fornecendo dados como o nome completo, o endereço, altura, idade, peso, condições de saúde, informações sobre ter alguns tipos de doenças específicas, como asma e diabetes, ser usuários de cadeiras de rodas ou alguns medicamentos distintos.
Além disso, é preciso responder se já passou por um teste de coronavírus, se apresenta sintomas como febre, tosse e problemas respiratórios e sobre suas condições atuais de saúde. Essas três últimas perguntas devem ser respondidas todos os dias, para que o mapeamento da propagação do vírus seja eficaz.
Os cientistas afirmaram que, se for adotado por uma quantidade significativa de cidadãos, em um determinado país, o app tem condições de ajudá-los a controlar a pandemia da Covid-19. O app deve ser lançado nos Estados Unidos nesta quinta-feira (26).
Fontes
Categorias