O Mercado Livre e a OLX estão excluindo anúncios com preços abusivos de produtos como álcool em gel e máscara, dentre outros itens de primeira necessidade na prevenção contra o Coronavírus.
Os marketplaces também proibiram o uso de termos como “coronavírus”, “Covid-19” e variantes nos anúncios. Usuários que desrespeitarem essas regras podem ser bloqueados pelas plataformas e até multados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Mercado Livre informou que não cobrará comissão sob essa categoria de produtos até o dia 31 de março. A medida vai ter impacto positivo sobre 690 mil produtos anunciados por 39 mil vendedores.
(Fonte: Liberal/Reprodução)Fonte: Liberal
A OLX, por sua vez, não costuma reter nenhum percentual das vendas de seus usuários. Como uma forma de fiscalizar práticas abusivas, o site disponibilizou um canal especial para denúncias em sua central de ajuda.
Produtos que começaram a faltar nas prateleiras dos mercados estão recebendo destaque nesses marketplaces em anúncios com preços aceitáveis. Ofertas de emprego e serviços de profissionais autônomos também estão impulsionados nos sites, como uma forma de ajudar pequenos trabalhadores nesse momento de crise.
Diversos países concentraram seus esforços no desenvolvimento vacinas, remédios e tratamentos contra o Covid-19. Atualmente, os Estados Unidos estão apostando na hidroxicloroquina, remédio utilizado contra a malária e a artrite reumatoide.
Fontes
Categorias