Um grupo de sete estudantes goianos de 15 a 17 anos venceu o Torneio Aberto de Robótica de West Virgínia, na universidade da NASA, nos EUA. O projeto vencedor é um chiclete de pimenta que auxilia os astronautas a recuperarem o paladar e olfato.
Os alunos do Curso de Robótica do Centro de Atividades “Mozart Soares Filho”, do Sesi, perceberam que entre os efeitos da falta de gravidade no organismo está a perda de sensibilidade olfativa e de paladar, por conta da distribuição do sangue.
Para resolver este problema, testaram um chiclete de pimenta que traz os sentidos de volta aos astronautas. Chamado de “Chiliclete”, o produto venceu a etapa nacional do prêmio em março e agora ficou a frente dos outros 70 projetos apresentados por estudantes de 12 países.
Chiclete de pimenta vencedor do torneio da NASA (Fonte: TV Anhanguera/ Reprodução)
A longo prazo
O Chiliclete é resultado de um trabalho de cerca de sete meses de pesquisa. A professa que liderou a equipe, Harumi Vitória Fukushima, afirma que o chiclete pode ser útil na Terra também e que está em fase de obtenção de patente.
“Queremos ajudar os astronautas ou até mesmo pessoas que sofrem com certos distúrbios relacionados ao paladar e olfato. Estamos em processo de patente e muito felizes com algumas propostas de implementação do Chiliclete”.
Fontes
Categorias