Usando sua conta oficial no Twitter, Elon Musk, o cabeça por trás da SpaceX (e agora apenas um dos diretores da Tesla) revelou uma troca de nome importante no futuro da exploração espacial de sua empresa: o foguete que vai levar pessoas para a Lua em um futuro próximo e que se chamava Big Falcon Rocket (BFR) agora foi rebatizado como Starship.
A Starship, juntamente com os propulsores Super Heavy, será capaz de conduzir até 100 toneladas ou 100 passageiros até o planeta Marte
Na verdade, Musk explicou melhor essa mudança de nome: são duas partes, a superior, onde vão os passageiros, vai se chamar Starship, e o propulsor, o foguete propriamente dito, vai se chamar Super Heavy. A espaçonave vai substituir as que são usadas atualmente pela SpaceX, o Falcon 9, o Falcon Heavy e os foguetes Dragon. A nave de 118 metros está sendo desenvolvida no porto de Los Angeles e vai custar cerca de US$ 5 bilhões, ou R$ 18,8 bilhões.
Renaming BFR to Starship
— Elon Musk (@elonmusk) 20 de novembro de 2018
Conquistando o espaço
A Starship, juntamente com os propulsores Super Heavy, será capaz de conduzir até 100 toneladas ou 100 passageiros até o planeta Marte. Porém, até isso acontecer, a espaçonave deve começar a ser testada sem tripulação antes do final de 2019. Os planos indicam uma tentativa de levar a nave – ainda sem passageiros – até Marte e de volta no ano de 2022 e, finalmente, em 2024, levar os primeiros humanos até o Planeta Vermelho.
Nesse intervalo, no ano de 2023, a Starship deve realizar uma missão-teste que vai levar um passageiro para uma voltinha ao redor da Lua.
Fontes
Categorias