Missão Hayabusa registra imagens da superfície do asteroide Ryugu
Espaçonave japonesa já apresenta resultados pouco tempo depois de lançar dois rovers na superfície do asteroide

Imagem de Missão Hayabusa registra imagens da superfície do asteroide Ryugu no tecmundo
A missão Hayabusa2 já está enviando à Terra imagens da superfície do asteroide Ryugu. O registro foi apresentado pouco tempo depois de a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Japan Aeroespace Exploration Agency/Jaxa) confirmar que a espaçonave lançou com sucesso uma carga útil chamada Minerva II-1. Com aparência semelhante à de um barril, ela foi responsável por liberar os rovers Minerva-II1A e Minerva-II1B, que pousaram separadamente no espaço. As imagens captadas por eles são parte inicial de uma missão cujo objetivo é recolher dados do asteroide.
De início, foram registradas diversas fotos do terreno do asteroide, incluindo algumas em close-up e de alta resolução. A Jaxa também fez um vídeo com uma coleção de 15 frames da superfície do asteroide, captados em 23 de setembro durante um pouco mais de 1 hora. Veja o resultado a seguir.
Rover-1A snapped a photograph of its own antenna and pin! Image taken on September 23, 2018 at 09:48 JST. [5/6] pic.twitter.com/W8zJqo2233
— HAYABUSA2@JAXA (@haya2e_jaxa) 27 de setembro de 2018
A missão Hayabusa2 está apenas começando. Ainda neste mês, deve levar até Ryugu a sonda Mascot, construída em colaboração com o Centro Espacial Alemão (CEA). Ela possui mecanismos semelhantes aos dos demais rovers, no entanto seu maior objetivo será apresentar dados sobre a parte geológica do asteroide. A aeronave ainda deve liberar adiante outros robôs do modelo Minerva.
As demais fases devem acontecer em 2019 e serão responsáveis pela coleta de amostras do asteroide. Para isso, serão levados projéteis que criarão pequenas explosões para facilitar a retirada de material que esteja tanto acima quanto abaixo de sua camada superficial. A Jaxa espera obter pelo menos 100 miligramas desse conteúdo para análise.