Um time de estudantes brasileiros de Curitiba venceu uma etapa regional do Space Apps Challenge na NASA e ficou entre os cinco primeiros colocados na competição da agência espacial norte-americana. Marcos Mateus Garrido de Mello, 15 anos, Raul Guedes Carlesse, 15 anos, e Jennifer Gabriela da Silva Jetka, 14 anos, são alunos do Colégio Estadual Eurides Brandão.
Com isso, a partir do dia 13 de outubro, os estudantes devem seguir viagem para os EUA a fim de visitar o Kennedy Space Center e outros laboratórios da NASA na cidade de Orlando.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O trio desenvolveu um dispositivo capaz de receber informações enviadas por um satélite da NASA sobre focos de incêndio identificados em tempo real, transformando os dados digitais em analógicos, de forma que possam ser repassados para diversas rádios AM espalhadas pelo país. Chamado de #JunoRádio, o aparelho funciona sem nenhum acesso à internet e pode ter sua transmissão direcionada para as áreas mais remotas.
Divulgação – Jennifer Gabriela da Silva Jetka
Em mensagem enviada aos estudantes, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, desejou muito sucesso ao grupo e se colocou à inteira disposição dos estudantes e dos colegas do projeto para que suas ideias e participações sejam inseridas na agenda da AEB.
Esses estudantes fazem parte do projeto We Are All Smart (WAAS), parceiro do Instituto Robert Bosch, em Curitiba. Junto com empresários da cidade, o instituto começou uma campanha para arrecadar fundos para, eventualmente, enviar mais estudantes brasileiros para conhecer a NASA e ter oportunidades similares.
Divulgação - Marcos Mateus Garrido de Mello, Raul Guedes Carlesse
De acordo com a AEB, a iniciativa do projeto tem como objetivo despertar nos alunos de escolas públicas suas potencialidades para resolver problemas, usando a tecnologia como ferramenta. Eles participam do projeto no contraturno escolar e com um ensino inovador aprendem fundamentos básicos de hardware, software e conhecimentos específicos, necessários à resolução de problemas do dia a dia.
Fontes
Categorias