Um potencial muito relevante da realidade virtual está sendo explorado mais profundamente. Ao que tudo indica, a tecnologia é bastante eficiente ao auxiliar no tratamento da dor. Estudantes do Hospital St. Joseph, localizado na França, desenvolveram um programa de imersão para ajudar pacientes a relaxar na sala de emergência e aumentar a tolerância à dor, sem fazer uso de medicamentos.
Tudo funciona, naturalmente, a partir do uso dos óculos VR. Em seguida, as pessoas que estão em recuperação de uma cirurgia — precisando enfrentar não apenas dores físicas, mas também um grande desconforto emocional — substituem as drogas por um mergulho em um cenário tranquilo. Lá, se deparam com colinas cobertas de neve e jardins zen japoneses.
De acordo com o diretor do departamento, Dr. Olivier Ganasia, o uso da tecnologia serve como uma hipnose: ela “nos permite proporcionar aos pacientes a técnica de distrair sua atenção e reduzir sua dor e ansiedade, enquanto são tratados na sala de emergência”. Ganasia acrescentou que acredita que, em 10 anos, não haverá mais questionamentos em torno dessa técnica e que o uso de VR será rotina em hospitais.
Apesar de já termos testemunhado (em nível experimental) o uso dessa tecnologia na administração da dor, mais pesquisas são necessárias para atestar sua eficiência e, principalmente, comprovar que seus efeitos não são meramente equivalentes a um placebo. Entretanto, há fortes indícios de que a VR não funciona apenas como uma distração, mas sim atuando na reprogramação da maneira como o sistema nervoso responde à dor.
Fontes
Categorias