Uma das boas surpresas da CES 2016 é encontrar dispositivos que quase passam despercebidos por seu design, mas que reúnem funções que podem ditar o futuro do mercado. Um deles é o Nitro Duo, que pelo visual parece mais um smartphone "tijolão" com um design pouco moderno.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por dentro, entretanto, ele combina dois aparelhos diferentes sob a mesma carcaça. O Duo abriga um PC com Windows e um smartphone Android ao mesmo tempo em um esquema que não é dual boot: o dispositivo é capaz de rodar os dois sistemas operacionais simultaneamente, com as plataformas alternadas na tela com o toque de um botão. A escolha desse método, segundo o CEO da SL-Interphase, é pela incompatibilidade de apps entre os produtos e o trabalho de reiniciar sistema para trocá-lo.
Android
- Sistema operacional: Android 4.4 KitKat
- Processador iMX6 quad-core de 1 GHz
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento interno: 8 GB (suporte a cartão micro SD)
Windows
- Sistema operacional: Windows 10 ou Windows 7
- Tela: 5" LCD (800x480 pixels)
- Processador: Intel Atom Z3745 Bay Trail quad-core de 1,91 GHz
- Memória RAM: 4 GB de RAM
- Armazenamento interno: 256 GB
Por conta da conectividade USB de tamanho natural, é possível plugar um teclado no aparelho para aproveitar ainda mais o sistema Windows. Se você preferir, dá até para colocar um Ubuntu rodando em dual boot ou substituí-lo completamente. Até o momento, o principal desafio da empresa é fazer com que versões mais recentes dos sistemas operacionais rodem com estabilidade.
O produto da SL-Interphase ainda está em fase de protótipo. A empresa não sabe se tentará o financiamento coletivo (estilo Kickstarter) ou se vai colocá-lo direto no varejo. O preço estimado é de US$ 799, aproximadamente R$ 3,2 mil.
Você compraria um aparelho que roda Windows e Android ao mesmo tempo? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes