Uma das tendências demonstradas pela CES 2014 foi a do surgimento de um número maior de acessórios vestíveis que possam ficar conectados o tempo todo. Além de smartwatches, houve também quem apostasse na ideia de levar os celulares diretamente para o pulso, como foi o caso da Neptune.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A empresa levou para a feira o Neptune Pine, um modelo equipado com sistema operacional Android e capaz de fazer e receber ligações. Aliás, na prática, o que constatamos foi a adaptação pura e simples de um smartphone com tela de 2,4 polegadas para ser colocado diretamente no seu pulso.
Um smartphone em forma de relógio
À primeira vista, a impressão que se tem é a de que o aparelho é grande demais para ficar no pulso. A tela de 2,4 polegadas TFT apresenta uma resolução de 320x240 pixels e, como um relógio, funciona muito bem. Porém, não se pode dizer o mesmo da função smartphone, já que acaba ficando um pouco desconfortável ou mesmo estranho digitar com o aparelho preso em um dos pulsos.
As pulseiras podem ser trocadas e também é possível tirar o mecanismo central do smartphone do centro da pulseira. Dessa forma, ele pode ser colocado também sobre a mesa, funcionando como um novo tipo de acessório. Embora não seja tão inovador assim, não deixa de ser curioso pensar que ninguém tenha tido essa ideia antes — talvez seja porque ainda é necessária uma melhor adaptação à proposta.
Neptune Pine: especificações
- Sistema operacional: Android 4.1
- Tela: TFT 2,4 polegadas
- Resolução: 320x240 pixels
- Processador: dual-core Qualcomm Snapdragon S4 1,2 GHz
- RAM: 512 MB
- Armazenamento: versões com 16 GB e 32 GB
- Câmera traseira: 5 megapixels
- Câmera frontal: VGA
- Bateria: 810 mAh
- Conectividade: USB 2.0, Bluetooth 4.0, NFC e WiFi
- Preço médio: US$ 300 (16 GB) e US$ 400 (32 GB)