Aplicativo calcula calorias de um prato baseado em fotos tiradas pelo celular

Por Felipe Gugelmin Valente

17/11/2010 - 04:431 min de leitura

Fonte :

Imagem de Aplicativo calcula calorias de um prato baseado em fotos tiradas pelo celular no site TecMundo

A operadora japonesa Nippon Telegraph and Telephone Communications (NTT) desenvolveu um aplicativo para celular que promete ser a solução definitiva para quem não consegue manter-se dentro de uma dieta. A partir de uma fotografia tirada pelo aparelho, o programa é capaz de identificar o tamanho de uma porção e informar com precisão a quantidade de calorias presentes em um prato.

Aplicativos do tipo não são nenhuma novidade, mas em geral exigem que o usuário insira a maioria das informações por si próprio. Já o software desenvolvido pela NTT Communications é capaz de avaliar sozinho o formato e a cor da comida, comparando as informações obtidas com um banco de dados online, em que mais de 100 mil alimentos diferentes estão catalogados. O software registra até mesmo o tamanho das porções, ajustando a contagem de calorias para um resultado mais preciso.

Segundo um representante da NTT, o objetivo é permitir que as pessoas tenham maiores informações sobre a quantidade de calorias que ingerem para seguir mais estritamente suas dietas. A companhia, que acredita ser a primeira a apostar em aplicativo com tais características, atualmente realiza uma série de testes restritos ao Japão, com planos de lançar uma versão Beta pública em janeiro de 2011.

Até lá, a NTT vai se dedicar a ampliar seu banco de dados, incluindo alimentos típicos de outras culturas – atualmente, o software só atua de forma realmente eficiente em pratos japoneses tradicionais. Os planos para a versão final incluem a possibilidade de compartilhar com amigos a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, com direito a sugestões de menus e circuitos de exercícios para reduzir e queimar calorias.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes