Empresa indiana vai lançar celular com Android e Windows Phone

1 min de leitura
Imagem de: Empresa indiana vai lançar celular com Android e Windows Phone

(Fonte da imagem: Divulgação/Karbonn)

A empresa indiana Karbonn anunciou que em breve vai colocar no mercado um novo smartphone com dois sistemas operacionais integrados: o Windows Phone e o Android. Quem trouxe a notícia para o ocidente foi o site Times of India, que conversou com Sudhir Hasija, o presidente da fabricante. Hasija elogia bastante o fato de a Microsoft ter facilitado para o mercado ao “abrir” seu sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ele diz: “A Microsoft afrouxou as regulações e está abrindo a sua plataforma para outros jogadores. Nós assinamos um termo dois dias atrás e vamos lançar uma série de aparelhos com Windows Phone”. Isso tudo deve acontecer próximos três meses, mas a chegada de um dual-OS para profissionais e apaixonados por tecnologia virá apenas em junho. Só não está claro se esse dual-OS significa sistemas separados ou integrados.

A Karbonn não é conhecida no Brasil, mas faz relativo sucesso no mercado indiano — tendo atingido 6,4% do mercado em agosto do ano passado. O principal foco de seus produtos são os consumidores com menor poder aquisitivo, por isso a maioria de seus aparelhos é produzida para os nichos intermediários dentro do segmento de portáteis. Será que um smartphone dual-OS desse tipo viria para o Brasil?

Por que um smartphone indiano interessa para nós

Respondendo à pergunta que fizemos no final do último parágrafo: as chances de um smartphone da Karbonn chegar ao Brasil são praticamente nulas. Mas mesmo assim esse tipo de notícia realmente importa para nós. Isso acontece porque diz respeito à possibilidade de um smartphone com dois sistemas operacionais chegando a um dos mercados do BRICS — o “bloco comercial” que abriga Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A Google não é conhecida por permitir que as fabricantes utilizem o Android em conjunto com outros sistemas operacionais. Recentemente, rumores de que a ASUS teria desistido de um aparelho desse tipo por pressão da Google voltaram a circular. Ou seja, talvez não vejamos o Dual-Boot em aparelhos internacionais, mas a Google pode ser mais flexível com fabricantes locais, como a Karbonn (Índia), Yotta (Rússia), ZTE (China) ou Positivo (Brasil).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.