Oppo Find N5 review: dobrável mais fino do mundo é o 'matador' do Galaxy Z Fold 6?

7 min de leitura
Imagem de: Oppo Find N5 review: dobrável mais fino do mundo é o 'matador' do Galaxy Z Fold 6?

Passei alguns dias com o Oppo Find N5, o celular dobrável mais fino do mundo, e ele acaba complicando um pouco a concorrência, visto que conseguiu encaixar um desempenho impecável em uma carcaça tão fina, algo que os consumidores de dobráveis já pedem há algum tempo.

Mas, como nem tudo são flores, apesar de todas as qualidades, temos um problema: até a publicação dessa análise, a Oppo ainda não tem previsão para começar a vender o Find N5 no Brasil, ou seja, não dá para comprar oficialmente aqui no Brasil.

Essa é uma versão global, porém, sem a homologação da Anatel. Então, não tem como cravar aquela certeza de que ele realmente vale muito a pena, já que só temos os preços da gringa.

Design e Tela

O maior destaque com certeza é a espessura do Oppo Find N5. Ele tem cerca de 8,93 mm, fechado, sendo um pouquinho maior que uma caneta Bic, e 4,21 mm aberto. Hoje, é o celular mais fino do mundo! Além disso, pesa somente 229g. Isso é impressionante, principalmente se tratando de um dobrável. Fechado, ele cabe em qualquer bolsa, inclusive em bolsos de calças, shorts, etc.

Na parte de baixo há a porta USB-C, e na parte de cima os alto-falantes e a bandeja para chip. Totalmente compreensível a divisão, visto o quanto ele é fino. Nas laterais, temos os botões de energia e de volume, além de um botão que permite alternar entre o modo silencioso, vibrar e com toque. Confesso que achei esse detalhe “descartável”, mas até que dá um charminho. Já a dobradiça dele é bem fina e resistente.

A carcaça é feita de liga de alumínio robusta, com um vidro de nanocristais e camadas adicionais de proteção contra impactos na tela. E quanto à proteção, o Oppo Find N5 conta com a certificação IPX9, sim, a maioral que permite que ele resista a jatos d’água e a um bom tempo submerso.

Design no Oppo Find N5 branco
O Oppo Find N5 tem um design refinado, mas chamativo (Imagem: TecMundo)

Quem vê do lado de fora, compra a ideia de que é um smartphone convencional. A tela externa tem 6,62 polegadas com resolução Full HD+ de 2616 x 1140 Pixels e pico de brilho de 2.450 nits. E, sendo muito sincera, caso você não esteja acostumado a um celular dobrável no dia a dia, pode facilmente esquecer da tela interna, já que ela cumpre muito bem o papel de um modelo convencional. Além disso, ela conta com o recorte da câmera frontal apenas, sem aquele notch que ocupa mais espaço.

Na tela interna, é preciso falar sobre um detalhe que incomoda muitos usuários de dobráveis: o vinco. Ele é praticamente imperceptível tanto ao olhar quanto ao deslizar o dedo pelo smartphone. Obviamente causa um estranhamento, principalmente ao ter um primeiro contato com um dobrável, mas a Oppo realmente fez um excelente trabalho aqui.

Oppo Find N5 rodando Diablo Immortal
Até mesmo o jornalista do TecMundo, Léo Rocha, revelou que o Oppo Find N5 tem o vinco mais discreto (Imagem: TecMundo)

Ela tem 8,2 polegadas e conta com 2480 × 2248 pixels, 120 Hz e pico de brilho de até 2100 nits. Para vocês terem uma noção de comparação de tamanho, o iPad Mini mais recente conta com uma tela de 8,3 polegadas. Fica realmente muito próximo, e também tem uma câmera frontal no canto, bem discreta e que não atrapalha em nada na experiência impecável, com cores brilhantes.

Agora por último, mas não menos importante: a Oppo envia uma capa para o Find N5. Ela se conecta de forma magnética à dobradiça e protege só a parte de trás, mas em um mundo onde a gente tem que lutar até por carregador, uma capinha certamente é algo a mais.

A do nosso kit é branca, feita em um couro vegano, e o ponto negativo fica para a cor, que, com o tempo, começa a manchar com poeira e outras coisas do dia a dia.

Hardware

O Oppo Find N5 chega de fábrica com o Android 15 no sistema ColorOS, da própria Oppo. Ele também conta com o processador Snapdragon 8 Elite e, nessa versão aqui, com 16 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento.

A experiência é impecável, alternando entre aplicativos rapidamente e até mesmo rodar jogos como Diablo Immortal com todos os gráficos no máximo sem qualquer engasgo. Esquentou? Sim, inclusive até mesmo em algumas chamadas de vídeos mais longas, mas nada que chegue a incomodar durante o uso.

Oppo Find N5 fechado
Snapdragon 8 Elite e 16 GB de RAM fazem qualquer tarefa parecer simples (Imagem: TecMundo)

É possível dividir a tela principal em até três janelas, cada uma com um aplicativo, ou duas com uma janela flutuante extra. E o uso é muito simples e intuitivo, desde o começo da multitarefa até o seu uso em si, inclusive, ele memoriza algumas combinações que o usuário fizer.

Caso precise digitar alguma coisa, um teclado pode aparecer na parte inferior da tela, ou em uma versão maior que pode ser facilmente deslocada pelo display.

E vale destacar que sim, o Oppo Find N5 tem recursos de inteligência que também são encontrados em outros aparelhos. Você pode usar os recursos do Gemini, o Circule para Pesquisar, a opção de remover objetos das imagens e até mesmo fazer resumos das suas anotações. Também é possível usar a IA da Oppo para modificar imagens, mas, acho que esse é um dos recursos que ainda podem receber algumas melhorias.

Bateria

A bateria de 5.600 mAh também foi um ponto positivo. 100% da carga me deu cerca de um dia inteiro longe das tomadas, usando até mesmo a tela dividida em três, streaming e jogos. Em um dia de uso cotidiano, eu tirei o telefone da tomada às 07h30 da manhã e só cheguei aos 15% por volta das 23h.

Não satisfeita, resolvi dar uma “estressada” nele. Tirei o Oppo Find N5 da tomada também às 07h30 e o levei a um evento onde precisei gravar vídeos de até quase 10 minutos, tirar fotos, além de aproveitar a volta no carro de aplicativo para reassistir, fazer cortes, subir no drive e até mesmo no Instagram do TecMundo. Com esse uso intenso, ele chegou a 15% por volta das 14h45. Ruim?

Conector USB e espessura do Oppo Find N5
O Oppo Find N5 é tão fino quanto o próprio conector USB Tipo-C (Imagem: TecMundo)

Considerando todo o esforço feito, consumindo internet, usando recursos de câmera, de edição, tudo em uso intenso, ele foi bem.

O carregamento também foi impressionante. O Oppo Find N5 tem suporte para recarga de 80W no cabo, o que levou cerca de uma hora para chegar a 100% de carga, ou 50 W no carregamento sem fio.

Câmeras

O conjunto fotográfico foi desenvolvido em parceria com a Hasselblad, marca conhecida pelas lentes fotográficas. O sensor principal tem 50 MP com abertura de f/1.8, além de uma lente telefoto também com 50MP (f/2.7) e uma ultra-wide de 8MP (f/2.2).

Câmera do Oppo Find N5
Oppo é conhecida por sua parceria com a Hasselblad

Não me entendam mal, o conjunto entrega bons resultados, mas eu confesso que esperava mais de um celular topo de linha com esse gabarito. As imagens ficam bem nítidas e limpas, mas conforme o dia vai caindo, o Find N5 começa a deixar as fotos com cores mais lavadas e até mesmo perde um pouco o foco em alguns pontos.

O zoom digital de até 6x também é bem competente, mas perde, se comparado a outros celulares da categoria em fotos tiradas em ambientes com pouca luz. Mas uma coisa muito bacana aqui é a possibilidade de tirar selfies com a câmera traseira, já que você pode abrir o celular e usar a tela de fora para ver como ficará o resultado.

E falando em selfies, o Oppo Find N5 tem duas câmeras para isso, tanto na tela externa quanto interna com 8MP, e entregam bons resultados, inclusive no modo retrato, onde ele faz um recorte bem definido.

Câmera traseira faz câmera frontal
Câmera traseira do Oppo Find N5 faz ótimas imagens como uma câmera frontal improvisada (Imagem: TecMundo)

Vale a pena comprar o Oppo Find N5?

Essa é a parte que mais me dói o coração. A Oppo ainda não tem previsão do início das vendas do Find N5 no Brasil, somente em alguns países da Europa e da Ásia por 2.499 dólares cingapurianos (Cerca de R$10.800 em conversão direta). Então se você considerar o valor que já é alto em outra moeda, mais as taxas, além de alguns riscos já conhecidos, não vale a pena importar.

E é realmente uma pena, já que o Oppo Find N5 é um excelente celular, com um sistema impecável, excelente bateria e conjunto de câmeras bem completinho. É um 10/10. Dependendo do preço pelo qual fosse comercializado aqui no Brasil, seria uma indicação certeira. Agora resta torcer para ele ficar disponível logo no país. 

Mas e você, compraria o Oppo Find N5? Caso queira uma opção mais barata e vendida no mercado nacional, vale a pena conferir nossa análise completa do robusto Galaxy Z Fold 6.
 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.