Máquinas de cartão omuns podem estar com os dias contados. (Fonte da imagem: Reprodução/Diário de PE)
Muitos comerciantes e autônomos costumam rejeitar pagamentos com cartão de crédito por conta das taxas cobradas em cada transação e do aluguel de maquininhas que eles precisam pagar. Entretanto, essa prática pode cair em desuso caso alguma dessas formas de pagamento que vamos descrever se popularize.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como já publicamos no início deste ano, alguns leitores de tarjas magnéticas portáteis entraram no mercado brasileiro. Eles se conecta a aparelhos Android e iOS e facilitam a vida de quem precisa receber pagamentos com cartões com alguma frequência. Fora esses dispositivos, existem também alguns apps que fazem o mesmo serviço sem a necessidade de usar qualquer aparelho. Elencamos quatro opções que podem facilitar a sua rotina de trabalho.
1. PagCom
Iniciando suas operações em fevereiro deste ano, o PagCom vende um pequeno leitor de tarjas magnéticas que permite ler cartões de crédito e, junto com um aplicativo no smartphone, é possível aceitar pagamentos através da internet. Com ele, você consegue até registrar a assinatura do cliente na tela do aparelho e mandar o comprovante para o email dele. Essa plataforma está disponível para Android e iOS e conta com outras máquinas portáteis que também aceitam débito, mas são mais caras.
(Fonte da imagem: Reprodução/PagCom)
2. PagSeguro UOL
Funcionando basicamente da mesma forma que o dispositivo anterior. O PagSeguro UOL conta com um pequeno aparelho que se conecta à entrada para fones de ouvido do dispositivo Android ou iOS. Depois de instalar o app do serviço no smartphone, você liga sua conexão com a internet e pode aceitar pagamentos no crédito da mesma forma que o PagCom.
3. UniPay
Este outro item é simplesmente um aplicativo para smartphones Android, Windows Phone e iOS que permite receber pagamentos pelo celular. Como aqui não existe o leitor de cartões, você precisa digitar o número do cartão de crédito do seu cliente e seguir com os demais passos enquanto está conectado à internet.
4. PagPop
Este é outro aplicativo para Android e iOS que permite fazer praticamente a mesma coisa que o item anterior. Nesta ferramenta não é preciso usar ou comprar o leitor de cartões, mas, por isso, é necessário digitar os números dos cartões. Além do smartphone, essa plataforma pode ser usada através de uma ligação telefônica ou pelo navegador no seu computador.
(Fonte da imagem: Reprodução/PagPop)
5. Vivo e PayPal
Existem ainda outras formas de receber pagamentos por celular não atreladas ao uso de apps ou equipamentos. A operadora Vivo, em parceria com a PayPal, por exemplo, também oferece um serviço parecido que não precisa de uma conexão com a internet. Dessa forma, não interessa se você possui um Android, iOS ou um Nokia 2112, pois isso funciona por códigos USSD/SMS.
Fontes