Mesmo após o lançamento do Snapdragon 8 Elite no fim do ano passado, a Qualcomm pode lançar uma versão com menos desempenho e mais barata. Vazamentos do informante Digital Chat Station por meio da rede social chinesa Weibo apontam a chegada do Snapdragon 8s Elite, que não deve usar os poderosos núcleos Oryon.
Utilizado no Snapdragon premium normal, esses núcleos Oryon são um dos responsáveis pelo desempenho de alto nível presente no 8 Elite. Ao contrário deles, a nova variante deve empregar um núcleo Cortex-X4 (3,21 Ghz) principal, três núcleos de desempenho Cortex-A720 (3 GHz), dois Cortex-A720 (2,8 GHz) para eficiência e mais dois de eficiência ainda não revelados.
Embora haja uma clara diferença entre os Oryon e os Cortex, testes vazados no Geekbench 6 indicam que o Snapdragon 8s Elite fez 1.967 pontos em single-core e 5.827 em multi-core. Analisando os dados contra os cerca de 2.200 (single) e 7.000 (multi) pontos do Snapdragon 8 Elite, há uma diferença de 11% e 20% entre ambos, respectivamente.
Desempenho final deve melhorar
Os resultados são bem interessantes, principalmente pelo fato de o Snapdragon 8s Elite ainda não ter drivers e atualizações especiais, que podem alavancar essa performance. Inclusive, é um claro indicativo que o novo modelo ainda manterá o padrão de alto desempenho, mas um degrau abaixo do seu irmão maior.
Além disso, o próprio informante salienta que o processador está em fase de testes, portanto o desempenho deve melhorar quando o mesmo for integrado a futuros smartphones. Inclusive, marcas como IQOO e Redmi devem ser algumas das primeiras a contar com a nova CPU em breve.
Não há uma data de lançamento definida para a chegada do Snapdragon 8s Elite, mas uma boa aposta é aguardar o Mobile World Congress (MWC), evento focado em celulares que ocorre no início de março.
Fontes