(Fonte da imagem: Reprodução/FriendCaller)
Em um mercado dominado por nomes como o Skype e o What’s App, os criadores do FriendCaller optaram por uma nova técnica para promover o aplicativo. Conforme você gasta tempo vendo filmes publicitários e selecionando banners de promoções, o software adiciona créditos em sua conta, que podem ser revertidos em ligações para contatos localizados em qualquer parte do mundo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O sistema, batizado como “Offer Wall” (Quadro de Ofertas, em uma tradução livre), oferece entre 5 e 30 centavos conforme o anúncio selecionado. Além disso, o programa conta com diversas funções gratuitas, que incluem o envio de mensagens SMS entre as pessoas que possuem o programa instalado em seus smartphones.
O modelo de negócio tem se mostrado lucrativo para a desenvolvedora C2Call, que em 2011 faturou US$ 1,5 milhão através das companhias que divulgaram seus produtos no software.
O Friend Caller pode ser baixado de forma totalmente gratuita para smartphones Android e para o iPhone, também estando disponível para alguns celulares específicos de marcas como a Nokia e a RIM. O produto também possui versões para Windows, Linux e Mac, além de um aplicativo dedicado para Facebook — porém, vale notar que o sistema que dá créditos mediante a visualização de publicidade só funciona em dispositivos portáteis.