Neste artigo não abordaremos as características do Nokia 5800, mas sim o serviço exclusivo da Nokia que foi lançado junto com o aparelho. Há algum tempo a Nokia lançou o maravilhoso serviço “Comes With Music” (Vem com música) no Reino Unido. Apesar do mercado brasileiro não ter tanto potencial como o dos Europeus, a Nokia resolveu fazer um investimento diferente por aqui. Para quem ainda não conhece, o Comes With Music é um serviço que permite ao usuário proprietário de determinados aparelhos baixar quantas músicas desejar durante um determinado tempo (um ano é o prazo padrão).
As músicas não custam nada?
A Nokia do Brasil optou por lançar o aparelho Nokia 5800 com o serviço exclusivo Comes With Music para ver como são os resultados por aqui. É evidente que a Nokia não daria várias músicas de graça para os consumidores, mas parece que é um negócio compensador investir um “pequeno“ valor na compra e poder baixar inúmeras músicas com boa qualidade e sem ter de recorrer a programas de compartilhamento.
O preço de lançamento do aparelho é de R$1.799 — segundo o próprio site da Nokia. Contudo, a operadora TIM se antecipou e lançou o aparelho pelo incrível preço de R$399, 00. O cliente que comprar o novo 5800 Comes With Music da TIM contrata um plano pós-pago com a possibilidade de ter um bônus (2 meses gratuitos) na contratação do pacote de dados 3G. Ao que tudo indica o contrato entre a TIM e a Nokia é muito bom, tanto que a operadora oferece o aparelho por 100 reais (no plano pré-pago) a menos que outras empresas.
Somente um aparelho compatível?
Ao contrário do serviço britânico, o Comes With Music do Brasil não terá compatibilidade com outros celulares — a princípio. Enquanto que nas terras europeias o foco principal está nos aparelhos da série N (como o belíssimo Nokia N96), no Brasil os usuários terão de se contentar com o 5800. Vale lembrar que mesmo a Nokia liberando o acesso a outros aparelhos, a participação do serviço Comes With Music só deve ser possível através da compra de um aparelho novo.
Será que essa moda pega?
A ideia de um contrato entre a fabricante de celulares e as gravadoras é muito interessante. O consumidor é o grande beneficiado, pois obtém músicas de alta qualidade e ilimitadas. A Nokia corre um grande risco ao tentar lançar um serviço desta magnitude (“tentando” combater a pirataria), pois quando falamos de Brasil nunca é certo se haverá retorno.
O mercado brasileiro não tem grande potencial de compra e considerando que a maioria dos consumidores não quer gastar nada (ainda mais quando se trata de arquivos MP3 que é possível obter de graça), é muito provável que o serviço não renda muito. Vamos esperar para ver...
Qual sua opinião?
O Comes With Music terá futuro no Brasil? A Nokia deve liberar o serviço para outros aparelhos? O investimento nesta ideia é válido? Opine, queremos ter sua participação em nosso site.
Categorias