Se você possui um smartphone, considere-se parte de uma minoria. Apesar de boas ofertas e produtos das mais diversas empresas saindo em alto número durante todo o ano, o aparelho ainda não conquistou o público brasileiro: apenas 10% dos donos de celular no país possuem um telefone com funções como acessar a internet, enviar emails e baixar aplicativos próprios.
A conclusão é o resultado da mais recente pesquisa do IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network Market Research, que realizou um estudo similar em diversos países.
O estudo também contabilizou dados mundiais: o crescimento na venda de smartphones foi de 35% no último ano – número que pode estabilizar a cada ano, já que 32% dos consumidores pretendem adquirir um novo aparelho inteligente em 2012. Quando o assunto é a preferência, a Apple liderou as opiniões com 38% das intenções de compra, derrotando celulares da Nokia, Blackberry, HTC e LG.
No total, 40.557 pessoas foram consultadas pelas instituições. No Brasil, a pesquisa abrangeu 2 mil pessoas com idade a partir dos 16 anos e pertencentes a todas as classes sociais.