A CeBIT é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo – sendo, em sua maior parte, dedicada aos investidores. Na edição deste ano, vários eletrônicos se destacaram e conquistaram os olhos da imprensa e, principalmente, de consumidores.
O evento ocorre até o próximo sábado (10 de março), mas não há expectativas de nada revolucionário que ainda possa ser mostrado. Separamos os itens de maior destaque da CeBIT 2012 e trouxemos um rápido resumo do que será visto nos próximos meses no mercado.
Novas placas de vídeo AMD e NVIDIA
Em cada novo evento de tecnologia, placas de vídeo são o que os gamers mais esperam. E nesta edição da CeBIT eles não têm do que reclamar, pois as duas maiores fabricantes do componente de hardware estão com lançamentos bem interessantes. A AMD, por exemplo, apresentou as placas gráficas Radeon HD 7850 e HD 7870, que são baseadas na arquitetura Pitcairn (28 nanômetros).
(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)
Há também a memória de até 2 GB GDDR5, que garante ótimos resultados para qualquer atividade que venha a ser desempenhada pelo consumidor. As grandes diferenças entre as duas placas está na frequência do processador: enquanto o HD 7850 atinge 800 MHz, o HD 7870 chega à marca de 1 GHz.
A NVIDIA também mostrou sua principal arma para os próximos meses: GeForce GTX 680. Com o já esperado chip GK104, ela promete processamento gráfico de altíssima qualidade e deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2012. Com até 4 GB de memória GDDR5, as placas gráficas da NVIDIA devem chegar aos 1,4 GHz de clock.
Ultrabooks: agora com tela sensível ao toque
Com tela LCD capacitiva de 13,3 polegadas e resolução máxima de 1600x900 pixels, foi mostrado na CeBIT 2012 o primeiro ultrabook touchscreen. Para controlar o recurso, a Intel colocou um processador Intel Core Ivy Bridge, que conta com a nova tecnologia de processamento tridimensional.
(Fonte da imagem: Reprodução/Ultrabook News)
Ainda estamos muito longe de uma versão definitiva do aparelho, mas certamente é um avanço enorme conseguir unir as capacidades de um computador às telas sensíveis ao toque. Não existe qualquer previsão da chegada deste tipo de notebooks ao mercado internacional.
Viota M970: bons resultados e preço baixo
Uma empresa quase desconhecida chegou à CeBIT 2012 com um aparelho incrível. Trata-se do Viota M970, um aparelho da marca chinesa Viota, que oferece uma tela incrível IPS de 9,7 polegadas e resolução igual àquela mostrada pelo iPad 2.
(Fonte da imagem: Reprodução/NetbookNews)
Os componentes de hardware também são satisfatórios: 1 GB de RAM e processador Cortex A8 de 1,5 GHz. Mas o que mais impressiona é o preço cobrado pelo aparelho, que chegará às lojas norte-americanas com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich: apenas 120 dólares (210 reais).
MSI apresenta novos notebooks para gamers
A MSI vem se superando a cada ano. Na CeBIT 2012, apresentou dois novos modelos de notebooks que foram criados especialmente para os gamers mais exigentes. GT60 (com tela de 15,6 polegadas) e GT70 (17,3 polegadas) contam com vários recursos similares, que oferecem capacidade de processamento incrível.
(Fonte da imagem: Divulgação/MSI)
São 32 GB de memória RAM e placa de vídeo NVIDIA GeForce 600 Series, que entram em sincronia com o processador Intel Core i7 Ivy Bridge para oferecer o que há de melhor no mundo dos jogos. É possível que os dois modelos cheguem às lojas europeias em abril e os preços (lá fora) vão começar nos 1.999 euros (4.645 reais).