(Fonte da imagem: Reprodução/Volkswagen Group of America)
A Audi revelou recentemente que adotará uma nova tecnologia de retrovisores digitais na produção do modelo elétrico R8 e-tron. O dispositivo conta com um monitor AMOLED de 7,7 polegadas no lugar do retrovisor convencional e uma câmera “inteligente” na traseira que, por meio de um sistema de monitoramento, é capaz de assegurar o melhor ângulo de visão.
Conforme com a publicação da Volkswagen, o equipamento já foi usado, e fez sucesso, na unidade do Audi R8 que competiu na corrida conhecida como 24 Horas de Le Mans. Agora, a tecnologia fará de linha que irá para as ruas. A explicação de adotar esse mecanismo é que o modelo possui o vidro traseiro, por isso a necessidade de uma câmera para ver o que se passa atrás do automóvel.
Segundo o informativo da montadora, o sistema empregado nesse retrovisor digital também consegue ajustar o ângulo da câmera a partir da intensidade de luz que incide nela. Isso deve ser de grande utilidade em ambientes noturnos, para que quando um veículo se aproxime com os faróis ligados a reprodução do retrovisor não seja distorcida ou ofuscada.
A fabricante ainda explicitou que no futuro poderão ser implementadas melhorias no sistema, permitindo que outras informações sejam exibidas no retrovisor – incluindo dados de desempenho e manutenção do veículo.
Batendo recorde
O Audi R8 e-tron mostrou toda a sua potência e, em contrapartida, o quão silencioso é o seu motor elétrico batendo o recorde para a sua categoria no circuito de Nurburgring, na Alemanha. O carro alemão levou oito minutos e nove segundos para completar os 20,8 km de uma volta dessa pista – tempo cerca de um minuto maior do que os realizados por automóveis à combustão de alto nível.
Nesse evento, o veículo chegou a atingir 250 km/h, esbanjando a saúde de seus quatro motores elétricos (dois por eixo), os quais proporcionam juntos 313 cv e torque de 458,8 kgfm. De acordo com a Audi, o R8 e-tron leva apenas 4,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Confira no vídeo a façanha desse veículo elétrico, que deve ser oficialmente anunciando em setembro durante o Salão de Paris.
Fonte: Volkswagen Group of America