Um desenvolvedor canadense acaba de publicar alguns materiais que mostram muita destreza com códigos e sistemas produzidos pela Apple. Ele conseguiu fazer com que o sistema operacional CarPlay — criado para uma nova geração de computadores de bordo e para levar uma série de possibilidades de utilização aos motoristas — rodasse em iPads ou iPhones, o que não é possível oficialmente.
Atualmente, o Apple CarPlay está disponível apenas para um número limitado de aparelhos automotivos. Com o projeto de Bell, o número de consumidores com acesso à nova tecnologia poderia aumentar em larga escala — apenas deixando claro que é necessário utilizar dispositivos com Jailbreak, pois ele utiliza alguns apps que não são autorizados pela App Store.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o sistema de Bell, deve se tornar possível acessar mapas, mensagens e controle de músicas da mesma maneira como acontece no CarPlay. Por enquanto ainda estão muito frequentes os bugs do sistema e há várias funcionalidades que não correspondem a tudo o que se espera. Mesmo assim, vale dizer que o projeto está evoluindo bastante e deve ganhar atualizações em breve.
Apesar de o sistema portado não deixar a utilização do CarPlay mais barata — uma vez que ele exige um aparelho da Apple constantemente no carro para o funcionamento —, Adam Bell afirma que não pretende cobrar por nada. Para o site 9to5 Mac, ele ainda informou que o sistema é opensource e que desenvolvedores que quiserem colaborar são muito bem-vindos.
For Science™ pic.twitter.com/njic35Rf5w
— Adam Bell (@b3ll) 27 novembro 2014
Fontes