(Fonte da imagem: Divulgação/General Motors)
A General Motors (GM) aproveitou o Show do Automóvel de Seul, evento que acontece até o dia 10 de abril, para revelar seu mais novo carro-conceito. Batizado como Mi-ray, o veículo conta com um design que mistura elementos de veículos antigos da companhia e características saídas diretamente de jatos usados em combate.
Com exterior feito totalmente em fibra de carbono e plástico reforçado, o veículo possui portas estilo tesoura e grade lateral ladeada por lanternas LED, responsáveis pela iluminação externa. O design da parte frontal e traseira do veículo é inspirado nos modelos antigos do Corvette, enquanto os spoilers laterais em fibra de carbono são responsáveis pelo controle do fluxo de ar.
O carro também vem equipado com flaps retráteis próximos ao compartimento de gasolina e de seu carregador elétrico. O Mi-ray traz um indicador externo que mostra a quantidade de bateria disponível e a quantidade de tempo necessária para recarga total, uma bela adição para quem pretende aproveitar ao máximo as características do modelo híbrido.
Interior que impressiona
O aspecto que mais surpreende no Mi-ray é o interior, bastante semelhante ao cockpit de um jato usado em combates. Feitos em uma combinação de fibra de carbono, alumínio escovado, couro e tecidos brancos, os assentos possuem um design futurista que envolve totalmente o motorista e o passageiro.
Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/General Motors)
O painel de controle do veículo usa retroprojetores para enviar informações importantes, separando-as em três zonas de interesse. Enquanto na parte central são exibidas informações relativas à performance, a navegação é controlada através das partes laterais do Mi-ray. Para completar, os retrovisores são substituídos por câmeras que enviam suas imagens diretamente para o campo visual do motorista.
Debaixo do capô
O Mi-ray usa um conceito que mistura eletricidade e combustíveis tradicionais para funcionar. Equipado com dois motores elétricos na parte frontal e um motor a gasolina na parte traseira, o veículo dá ao motorista a liberdade de decidir qual deles deve ter prioridade, permitindo assim uma maior economia de energia em ambientes urbanos.
Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/General Motors)
Segundo a GM, essa decisão faz com que o automóvel seja mais estável, já que o controle de torque pode ser feito em todas as rodas. Para economizar espaço, a companhia optou pela inclusão de uma transmissão de dupla embreagem, desenvolvida para grande desempenho em altas velocidades.
Como se trata de um veículo-conceito, a GM não divulgou nenhum detalhe de quando modelos semelhantes ao Mi-ray podem chegar ao mercado. Da mesma forma, a companhia não forneceu informações do preço cobrado por um modelo com a tecnologia demonstrada.
Categorias