Houve um dia em que o GPS era acessório exclusivo dos veículos de luxo. Hoje, o aparelho acompanha o sistema de navegação de diversos modelos e pode ser adquirido separadamente por valores bastante convidativos. Se a orientação por satélite em um mapa já se tornou comum, qual será o próximo passo na navegação automobilística?
A Audi saiu na frente e anunciou o fruto da sua parceria com a Google: seu modelo A8 trará o Google Earth integrado ao computador de bordo a partir de 2011. Além de imagens tridimensionais e foto realistas, o acessório de linha oferece ferramenta de busca com reconhecimento de voz, informações detalhadas sobre os lugares, imagens panorâmicas de pontos turísticos e integração com outros computadores.
Google Earth, um item de série
Junto das já presentes funções que oferecem controle da suspensão, regulagem dos bancos e ar-condicionado, entre outros, o sistema Multi Media Interface (MMI) trará maior compatibilidade com os recursos do Google em sua tela LCD de 8”. E não serão apenas mapas ou busca de sites, seu maior destaque é trazer todas as funções do Google Earth aliadas ao GPS do automóvel.
O sistema de comando de voz permite buscas por localidades que, além de apontadas no mapa, exibem informações detalhadas presentes na Wikipédia. Já a visão panorâmica do software concede ao motorista a oportunidade de visitar virtualmente os lugares para ajudá-lo a definir seu destino.
Com um sistema de banda larga de alta velocidade, o dono pode traçar uma rota em seu desktop e enviar as informações ao veículo. Quando for dada a partida no motor, o carro já indica no mapa a rota escolhida remotamente. Graças à conexão o A8 garante a qualidade do sinal e de ligações telefônicas a 200 Km/h.
O que esperar?
O modelo A8 não é comercializado em território nacional. Ao selecionarmos o modelo no site da Audi Brasil, o que aparece é apenas uma imagem com os contornos do carro e a mensagem: “Aguarde”. Com a recente chegada do R8, seria esta a grande deixa para o cobiçado veículo estrear nas garagens brasileiras?
Outras montadoras ainda não se pronunciaram a respeito da parceria com a Google, mas assim como qualquer grande novidade, novos interessados no recurso devem surgir com a aprovação do público. O acessório que inicialmente é um item de linha de um dos modelos mais caros da marca alemã, logo poderá ser tão comum quanto o GPS.
Gostou da novidade? Não deixe de opinar.
Categorias