Com seu motor em W de 16 cilindros, 64 válvulas e 4 turbocompressores, o Bugatti Veyron atinge a impressionante marca dos 1001 cavalos de potência. O cobiçado superesportivo é atualmente o mais veloz do planeta com a impressionante marca dos 407 km/h. No entanto, isto chega a parecer pouco perto do que um grupo de britânicos promete com seu novo projeto. Conheça o carro supersônico que deve impor o surpreendente recorde de 1610 km/h em veículos terrestres.
Potência de um avião a jato
Almejando roubar o título alcançado em 1997 pelo Thrust SSC de 763 mph (ou 1.228 km/h), o Bloodhound SSC quer bater a marca das 1000 mph (1610 km/h aproximadamente). A sigla SSC significa “SuperSonic Car”, e não é de se estranhar que carros tradicionais não cheguem perto desta marca. Para vencer as forças de resistência, seu design altamente aerodinâmico está muito mais próximo de um avião a jato do que de um carro de passeio. Já as suas rodas são feitas de puro aço para resistir as imensas forças de atrito criadas pelo solo.
A máquina de 6,5 toneladas conta com um único motor de combustão interna de V12 de 800 cavalos de potência. Ao contrário do que se pode pensar, este é necessário apenas para dar seu primeiro impulso. Depois de atingir certa velocidade, entra em ação um foguete de 400kg de combustível híbrido e uma imensa turbina militar EJ200 Eurofighter Typhoon, a mesma utilizada em grandes aviões à jato. Ao todo, os três motores somam 135 mil cavalos de potência, o equivalente a 180 carros de fórmula 1 ou mais de 1600 carros populares.
Quando ele vai para as pistas?
Os testes com o veículo estão agendados para 2011 no lago seco de Pan Hakskkeen, na África do Sul. O piloto Andy Green também já confirmou sua participação, o mesmo que ajudou a bater o recorde atual. Nos 16 km de extensão, o Bloodhound SSC pretende atingir sua velocidade máxima em apenas 40 segundos. Andy que se prepare, o carro deve exercer sobre ele uma pressão de 2,5 G na aceleração e 3 G na desaceleração.
O projeto tem o patrocínio do Ministério da Defesa britânico, que emprestou o foguete e a turbina da empresa Lockheed Martin, e da Intel, que colaborou com a rede de computadores para o projeto. O site oficial do projeto está aberto a doações espontâneas e está disposto a colocar o nome de todos seus patrocinadores nos créditos.
Pena que nem todos poderão sentir na pele a sensação única de se pilotar um veículo terrestre a 1600 km/h. Um carro assim não é projetado para se locomover em pistas e ruas convencionais, é provável que muitos de seus colaboradores não cheguem a vê-lo pessoalmente. Maiores notícias sobre o Bloodhound SSC e seu feito estão por vir.
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