Site do Radaro já possui formulário para inscrição de Beta Testers (Fonte da imagem: Reprodução/Radaro)
Imagine um aplicativo que, com base em sua localização, é capaz de avisá-lo automaticamente de promoções e regalias que estejam sendo oferecidas pelos estabelecimentos comerciais ao seu redor. Melhor do que isso: pense como seria bacana se esse app também fosse capaz de filtrar seus interesses, não oferecendo, por exemplo, promoção de ração de gatos para quem não tem animal de estimação. Pois esse software está prestes a ser lançado por empreendedores brasileiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na Campus Party Brasil 6, o Tecmundo teve a oportunidade de conversar com Rodrigo Prior, um dos responsáveis pela implementação dessa solução. Segundo o empreendedor, o Radaro estará disponível para iPhone e Android e vai ser capaz de criar campanhas bastante específicas para marcas e empresas. Será possível, por exemplo, que uma determinada loja ofereça uma vantagem para todos os clientes que a visitaram cerca de uma semana atrás.
Privacidade respeitada
E não se precisa se preocupar com privacidade ou o fato de essa ferramenta se tornar um grande mailing para spam. Segundo Prior, os dados de usuário e de localização são armazenados em servidores diferentes e de maneira anônima, evitando que esses dados possam ser vendidos em forma de relatório, por exemplo. As ações serão feitas pelas empresas, como forma de encomenda para a Radaro. Assim, as companhias não lidam com os dados dos usuários diretamente e essa foi uma das exigências que a Apple fez para que o aplicativo pudesse ser hospedado na App Store.
A filtragem de conteúdo de acordo com o gosto do cliente será feita com base na atividade online do usuário em redes sociais como o Facebook e no próprio Radaro. Além disso, uma das inovações proporcionadas pelo Radaro é o fato de abolir a necessidade de checkins para aproveitar uma oportunidade, como é feito atualmente pelo Foursquare, por exemplo. O usuário será notificado em tempo real, enquanto caminha ou dirige por uma região.
Lançamento em breve
Além de estabelecimentos comerciais e marcas, o Radaro também poderá trabalhar com outros tipos de conteúdos, como são os casos da localização de intervenções artísticas urbana (painéis de graffiti) e empresas de startups. Essa será uma ótima forma de encontrar atrações interessantes em cidades que o usuário possa estar visitando.
A princípio, a cobertura inicial do Radaro será focada nas capitais brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo, em 2014. A versão para iOS deve sair na primeira quinzena de fevereiro, enquanto que o app para Android sai ainda no primeiro trimestre de 2013.